Como configurar o Google Apps na minha hospedagem?

Você já pensou em usar o Google Apps na sua hospedagem mas não sabe como fazer isso? Não se preocupe porque nesse post nós vamos te explicar como configurar o Google Apps na sua hospedagem.

Como configurar o Google Apps na minha hospedagem?

Verificando a propriedade do domínio

  1. Primeiramente, você precisa acessar o Admin Console do Google Workspace.
  2. Em seguida, você precisa adicionar o seu domínio nele e seguir as instruções sugeridas para verificar a propriedade. Geralmente, isso é feito adicionando um registro TXT fornecido pelo Google no Editor de Zonas do cPanel.
  3. Logo depois disso, você só precisa esperar a verificação, que pode levar até 72 horas.

Configurando o Google Apps na sua conta

  1. Primeiramente, você precisa acessar o painel de controle da sua hospedagem.
  2. Em seguida, você precisa clicar na aba Domínio e na opção Editor de Zona de DNS.

    Representação da localização da aba "Dominio" e da opção "Editor de Zona de DNS"
    Representação da localização da aba “Dominio” e da opção “Editor de Zona de DNS”
  3. Em “Roteamento de E-mail” selecione “Servidor de mensagens remoto”;
  4. Clique no botão “alterar”;
  5. Em “Adicionar Novo Registro” crie a entrada aspmx.l.google.com (ou qualquer outro servidor que o Google lhe indicar) com Prioridade 0 (zero).

Para você ter acesso ao e-mail no Google Apps, através de um endereço fácil como webmail.seudominio.com.br:

  1. Em seguida, você precisa acessar o painel de controle da sua hospedagem.
  2. Logo depois disso, abra a aba Domínios e clique na opção Editor de zonas de DNS.
  3. Agora, você precisa clicar no botão Gerenciar do seu domínio.

    Representação da localização da opção "Gerenciar"
    Representação da localização da opção “Gerenciar”
  4. Em seguida, você precisa clicar na seta de Adicionar registro e clicar na opção Adicionar registro “MX”.

    Representação da localização da opção "Adicionar registro MX"
    Representação da localização da opção “Adicionar registro MX”
  5. Agora, você precisa digitar o seu domínio e adicionar os seguintes registros MX com suas respectivas prioridades, e clicar em Salvar Registro:
    1 aspmx.l.google.com
    5 alt1.aspmx.l.google.com
    5 alt2.aspmx.l.google.com
    10 alt3.aspmx.l.google.com
    10 alt4.aspmx.l.google.com
  6. Logo depois disso, você precisará clicar novamente na seta de Adicionar Registro, mas terá que clicar na opção Adicionar registro “CNAME”.

    Representação da localização da opção "Adicionar registro CNAME"
    Representação da localização da opção “Adicionar registro CNAME”
  7. Em Nome você precisa digitar webmail.seudominio.com.br e em Registro você precisa digitar ghs.google.com, clicando em Salvar registro logo após isso.
  8. Logo depois disso, você precisará clicar novamente na seta de Adicionar Registro, mas terá que clicar na opção Adicionar registro “TXT”.

    Representação da localização da opção "Adicionar registro TXT"
    Representação da localização da opção “Adicionar registro TXT”
  9. A partir de agora você precisará repetir esse passo três vezes, mas com informações diferentes. No primeiro registro TXT,  o valor precisa ser v=spf1 include:_spf.google.com ~all, para indicar que os servidores do Google podem enviar e-mails em nome do seu domínio. No segundo registro TXT, você precisa acessar o Admin Console do Google Workspace, gerar uma chave DKIM, copiar e colar o registro TXT gerado. No terceiro registro TXT, o valor precisa ser v=DMARC1; p=none; rua=mailto:dmarc-reports@seudominio.com.br; para você conseguir monitorar a autenticação de e-mails. Além disso, você pode ajustar a política (p=) conforme a sua necessidade (ex.: none, quarantine, ou reject).
  10. Por último, você precisa esperar a propagação das alterações no DNS. Essa propagação pode levar de 2 até 72 horas, por isso você pode usar a ferramenta Dig do Google Admin Toolbox para verificar se os registros MX estão corretos. Em seguida, no Admin Console, você precisa clicar em Ativar o Gmail para o domínio verificado e seguir as instruções na tela.

Considerações finais

Lembre-se que essas configurações dependem somente dos servidores do Google e do funcionamento do serviço deles. Ou seja, por conta disso, nós não temos qualquer responsabilidade pelo funcionamento do serviço de e-mail daquele servidor e não temos autoridade para verificar ou prestar suporte caso haja qualquer problema eventualmente.

Já que nós apenas garantimos o funcionamento do serviço de e-mail quando a zona de DNS está no seu estado padrão. Ou seja, quando ele está direcionando para os serviços de e-mail da sua hospedagem conosco. No entanto, caso eventualmente você queira reiniciar a zona de DNS para o seu valor original e voltar a usar o serviço de e-mail que provemos para sua hospedagem, basta abrir um chamado para o nosso suporte.

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