O SEO é tudo aquilo que pode ser feito para que seu site seja encontrado na internet sem grandes esforços. Apesar desse assunto ser bastante complexo, existem várias dicas simples e fáceis que podem ajudar em como melhorar o SEO e, de quebra, ajudar sua empresa a crescer na internet.

Antes de mais nada entenda que o SEO tem forte relação com os resultados de busca dos principais sites. Por que? Pois é ele que te ajuda a parecer nos primeiros resultados de busca do Google e outros sites. Então concordamos que o SEO é fundamental, pois pode ajudar (e muito) no crescimento do seu negócio. Temos outros posts sobre SEO, você pode conferir um deles aqui.

Confira agora mais dicas simples para melhorar o SEO.

1. Lista de palavras chave é a primeira ação para melhorar o SEO

As palavras-chave nada mais são do que aquilo que as pessoas vão digitar no campo de busca dos principais sites. Sendo assim, desenvolva um cronograma de conteúdo com as principais palavras relacionadas ao seu negócio. Não fique preso somente ao principal, use conteúdos relacionados ao que você oferece e acompanhe a abordagem de seus concorrentes. Esse tipo de abordagem leva tempo? Sim, pois conteúdos levam um tempo até propagarem na internet. O mais importante é manter o cronograma de postagens sem desanimar, pois é justamente nesta parte que a maioria das estratégias vai por água abaixo.

2. O conteúdo importa (e muito)

O Google tem várias formas de identificar o que é relevante para um usuário, de acordo com a palavra-chave pela qual ele buscou. Vamos tratar de várias técnicas, a seguir, que ajudam a melhorar o ranking da sua página, mas o principal é: se o seu conteúdo não for realmente relevante para o usuário, ele nunca mais vai voltar. Isso quer dizer que você terá perdido tempo em produzir um conteúdo que não vai gerar leads nem clientes. Além disso, o Google tem formas de tentar “adivinhar” quando o usuário não gostou do seu conteúdo, como vamos tratar mais adiante. Então, conteúdos irrelevantes acabam sendo penalizados nos resultados de busca.

3. Artigos extensos são ótimos para melhorar o SEO

Artigos com menos de 700 palavras? Esqueça! Embora não haja um número de palavras definido, artigos com menos de 700 palavras quase nunca atingem as primeiras páginas dos resultados de busca. Além do mais, plugins de SEO, como por exemplo, o Yoast também determinam sugestões de aumento no número de palavras em artigos pequenos. Por exemplo, as 2 primeiras páginas de resultados de busca geralmente apresentam artigos com, no mínimo, 1.800 palavras. Quanto mais você se aprofundar no seu artigo, maiores as chances de alcançar resultados melhores.

4. A cópia de conteúdos é não apenas proibida, como também fatal para seu negócio na internet

Zero tolerância para conteúdos copiados, viu? A penalização é imediata e se dá com o rebaixamento do seu site nos resultados de busca dos principais sites. Além do mais, a cópia de conteúdo pode te trazer problemas maiores relacionados a propriedades de marcas, direitos autorais, etc. Tenha paciência e vá escrevendo aos poucos, pois nem adianta tentar enganar os robôs dos mecanismos de busca. Além de perder tempo, reverter a situação depois será muito mais difiícil.

6. Erros gramaticais e estrutura do texto são essenciais para melhorar o SEO

Os erros gramaticais tiram a credibilidade de sua empresa, pois passam a impressão de desleixo e falta de preparo.  Além do mais, os motores de busca também identificam erros gramaticais, que não são bem vistos. E a estrutura? Também é importante. Conteúdos separados por tópicos (h1, h2) igual este aqui costumam ter resultados melhores, pois a experiência do usuário é melhor. Portanto, nada de textos bagunçados e sem separação de tópicos.

7. Faça parcerias para conseguir backlinks

Quando outros sites indicam seu site, o Google dá uma atenção especial para aquela página, pois entende que o conteúdo é tão bom que outro site fez uma indicação para você. Conseguir backlink de sites com boas reputação ajuda muito no crescimento do seu negócio na internet, além de várias outras vantagens para o SEO. No entanto, não se empolgue, pois muitas indicações de sites duvidosos pode não ser bom negócio. Óbvio que quantidade ajuda, mas qualidade também importa. Sendo assim, foco no networking web para links e recomendações de qualidade!

8. Redirecione seus usuários para sites relevantes e de qualidade

Os principais sites de busca valorizam páginas com links para outros sites, este são chamados de links externos. A valorização se dá porque um assunto, seja ele qual for, é complexo demais para um único artigo. Com isso, você pode indicar páginas relacionadas a fim de que o usuário descubra outras informações que também são interessantes para a busca dele. Então não se esqueça de sempre colocar pelo menos 1 link externo em seu site, está bem?

9. Para melhorar o SEO, promova seu próprio site com o uso de links internos

Ao “varrer” uma página, o Google armazena todos os links que existem nela, para depois “varrer” também as páginas linkadas. Você pode aproveitar essa lógica utilizando em seus artigos links internos, ou seja, links para outras páginas do seu próprio site. Com isso, você está indicando para o Google que essas outras páginas existem e também são relevantes.

10. Ofereça uma experiência positiva ao usuário para melhorar o SEO

Quanto mais tempo o usuário ficar no seu site, menor a taxa de rejeição de suas páginas e maior a chance de melhorar o SEO. Só que para isso, a experiência do usuário precisa ser positiva. E isso envolve uma série de fatores, como por exemplo: Legibilidade, tempo de abertura das páginas, conteúdo organizado e bem estruturado. Fora isso, é bom evitar propagandas e banners em excesso, além de conteúdos visuais muito poluídos.

12. Imagens e o tempo de carregamento

Não se engane em achar que os usuários ficarão esperando a abertura de imagens ou outras informações. Tudo precisa ser rápido e o tempo de carregamento das imagens precisa ser o menor possível. A hospedagem nessas horas também é muito importante, pois envolve disponibilidade, velocidade e segurança. Portanto opte por uma empresa de hospedagem segura e que seja, de fato, preparada.

13. Utilize a palavra-chave no início do título

Sua palavra chave é o destaque do seu artigo, e, portanto, ela precisa ser abordada o quanto antes. Utilize a palavra chave no título, bem como em sua introdução ao menos 2 vezes. Não exagere, pois a qualidade da leitura acaba ficando ruim.

14. Utilize a palavra-chave nos tópicos de seu artigo ou blog post

Mais um fator importante relacionado a necessidade de estruturar o texto em tópicos. Além de melhorar a legibilidade, você deve incluir a palavra chave nos seus tópicos (h1, h2, h3..) para aumentar a consistência e relevância do seu post. Dessa forma os motores de busca entendem que seu texto não é superficial.

15. Por último, não se esqueça de utilizar a sua palavra-chave na URL para melhorar o SEO

A URL é o endereço de chegada até o seu site. No caso de artigos, é indispensável usar a palavra chave na URL, pois assim você aumenta as chances de ser encontrado. Além do mais não use URL muito longas. Prefira ser curto e objetivo, pois o retorno costuma ser melhor.

E então? Gostou do nosso artigo? Já conferiu nossas promoções de hospedagem de sites?

Até a próxima.

 

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