Os websites estão cada vez mais otimizados, com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes. Afinal, se essa experiência for positiva, é bem provável que a empresa consiga garantir um bom relacionamento com o cliente a longo prazo, além de ter um melhor posicionamento nos buscadores por conta do Core Web Vitals

Para verificar a experiência do usuário, a ferramenta do Google já trouxe algumas indicações, mas o Core Web Vitals veio para trazer uma revolução sobre esse assunto, otimizando ainda mais as páginas e proporcionando resultados mais satisfatórios. Confira mais detalhes acerca dessas métricas a seguir!

O que é o Core Web Vitals?

O Core Web Vitals também faz parte de uma iniciativa da ferramenta Google e serve para orientar e organizar os pontos que envolvem uma boa qualidade na experiência do seu usuário e ranqueamento de conteúdos. O grande fato é que os empreendedores não precisam ser experts em tecnologia da informação ou em programação. Contudo, eles devem conhecer as estratégias e técnicas que ajudam na qualidade da experiência que seu usuário tem em contato com a marca, alcançados por meio desses buscadores que também desejam apresentar resultados mais satisfatórios a esses usuários. 

O marketing, por exemplo, já trabalha com essas estratégias, seja no ambiente físico ou nas redes sociais, na tentativa não somente de captar novos clientes e gerar vendas, mas também de manter um bom relacionamento com o usuário, contribuindo para sua fidelização. 

É por isso que o Core Web Vitals foi desenvolvido pelo Google como uma ferramenta que ajuda a otimizar e trazer referências simples sobre os pontos que precisam ser melhorados para que a experiência do seu usuário seja cada vez melhor. 

Algumas características do Core Web Vitals são:

  • A ferramenta pode ser utilizada para melhorar todo o site;
  • É possível mensurar os resultados de forma simples;
  • A experiência do cliente é verificada por meio de ações reais;
  • Essa ferramenta pode ser integrada com outras do Google. 

Ou seja, de certa forma é um tipo de técnica que se liga ao Inbound Marketing (ou marketing de atração), porque pensar em estratégias que melhorem a experiência do cliente em contato com seu negócio ou marca também é uma ação que visa atrair o cliente.  A partir do conhecimento sobre o que é o Core Web Vitals, é importante saber que a plataforma leva em conta três aspectos quando o assunto é a experiência do seu usuário. 

A experiência do usuário em três aspectos 

Ao falarmos sobre o Core Web Vitals não poderíamos deixar de falar sobre três elementos que se relacionam diretamente com a experiência do cliente e que são levados em consideração pela ferramenta.Primeiro, temos o LCP, que diz respeito ao carregamento da página; bem como o FID, que é a interatividade com a página; por fim há a CLS, que trabalha com a estabilidade visual do site. 

Basicamente, isso representa dizer que seu site precisa ter um bom carregamento entre as páginas, sobretudo, a página principal.  Imagine acessar um site que tem um carregamento ruim, muito lento ou uma página que só trava, com imagens que mudam de local ou tamanho.  Sem dúvidas, isso afeta o relacionamento do cliente com a empresa e faz com que ele perca o interesse pelo negócio, podendo prejudicar a credibilidade do empreendimento. Desse modo, atentar aos aspectos que compõem o Core Web Vitals mencionados anteriormente é crucial para a qualidade da interação e pode ser feita ao considerar alguns fatores da página.

A interatividade, que é verificada pelo FID, por exemplo, é uma métrica verificada a partir de tempo de resposta, ou seja, é uma métrica que depende da qualidade do LCP e, nesse sentido, as páginas precisam contar com um tempo de resposta inferior a 100 milissegundos.  Além desse tempo de resposta, a métrica refere-se ao tempo que o usuário consegue ter de interação com o site, considerando permanência e demora para a mudança de página ao clicar em algum botão.  Por fim, a CLS, verifica a estabilidade visual da sua página, conforme mencionado anteriormente, e também trabalha com uma métrica, identificando se esse número está abaixo de 0,1. 

Nesse caso, entende-se a estabilidade pela rapidez com que o layout da página é organizado, por exemplo, de modo que figuras não modifiquem o espaço de ocupação e interfiram na navegabilidade do usuário. Basicamente, sua página precisa ter, portanto, um bom carregamento, além de ser interativa com o cliente e contar com uma estabilidade visual, que também envolve o uso de cores que respeitem a identidade visual. 

Guia dos indicadores do Google 

Além de identificar esses três elementos, é importante que a página também seja certificada e tenha elementos de segurança para garantir uma confiabilidade por parte do usuário e a preservação dos dados da empresa e desses consumidores. 

O seu conteúdo também precisa ter qualidade e, por isso, as técnicas de Marketing de Conteúdo podem ser essenciais para o seu negócio.  Essas técnicas trabalham desde o uso da escolha de palavras-chaves que são pesquisadas pelo seu cliente (considerando aspectos de SEO) até um texto que seja bem estruturado e adaptado ao ambiente digital.  Sua página também deve ser responsiva, ou seja, ser adaptada para os dispositivos móveis, se não, ela começa a perder a importância diante da concorrência quando os buscadores realizam o ranqueamento para determinados usuários. 

Por fim, vale a pena integrar anúncios do Google, com outras ferramentas como do Instagram, Facebook ou Twitter Ads, para alcançar um maior número de pessoas e trazer ainda mais relevância na página – o que impacta na experiência e confiabilidade da marca. 

 

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