E-mail profissional é, além de barato, fácil de criar

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Você decidiu que será um empreendedor? Maravilha!  A tomada de decisão para entrar no mercado corporativo é apenas o primeiro passo. Agora você precisa planejar cada detalhe do seu negócio, inclusive seu e-mail profissional. Parece fácil ser seu próprio chefe, mas pensar em cada detalhe do seu negócio pode parecer uma tarefa confusa quando você não está preparado.

O mercado está em constante mudança devido a globalização, para sobreviver a essas mudanças, as organizações, sejam elas multi nacionais ou pequenas empresas, precisam estar em constante adaptação, para isso o planejamento  e a análise de mercado constante são essenciais.

A todo momento surgem concorrentes, e como o seu negócio se diferencia deles, qual a vantagem competitiva que você possui? Por isso ao decidir empreender você precisa estar preparado, com seus objetivos alinhados as suas estratégias para assim garantir que alcançará o cliente de forma efetiva.

O planejamento de negócios precisa ser fácil:

Planejamento é um conjunto de procedimentos, estratégias realizadas no presente, que terão influência na tomada de decisões a fim de que o negócio tenha sucesso.

“O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes
administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. (OLIVEIRA, 2008, p. 5).

Quanto mais fácil for o seu planejamento, mais certo é o seu sucesso. Optar por uma hospedagem de site que ofereça e-mail profissional incluso sem custos adicionais fará com que você poupe trabalho e tempo, além de ser barato.

Mas para entender mais sobre isso, confira a seguir:

O E-mail profissional:

Em primeiro lugar, para que o seu negócio dê certo você precisa encontrar seu cliente, estabelecer um relacionamento com ele e oferecer a solução das necessidades dele .Mas primeiro você precisa estabelecer contato com ele e para isso você vai precisar de um e-mail profissional.

Ter o seu endereço eletrônico com domínio próprio permite que o seu negócio evolua mais rapidamente, além da imagem de profissionalismo.

O  domínio é o nome que você vai usar em seu e-mail para fazer referência ao seu negócio.

Por exemplo “comercial@minhaempresa.com.br”, onde “minhaempresa.com.br” é o nome de seu domínio.

Pode parecer apenas um nome que vai no seu e-mail, mas é mais que isso, ele é a representação da sua marca, por isso escolher o domínio certo é tão importante.

O domínio aliado ao plano de hospedagem adequado vão trazer credibilidade, profissionalismo e organização à sua marca, facilitando o contato com o cliente e administração de seu negócio.

O que você precisa saber sobre o e-mail profissional:

Antes de criar um e-mail profissional ou corporativo, vamos lembrar algumas diferenças: existem os emails privados e os personalizados.

  • Os emails privados são aqueles de provedores conhecidos, como: Gmail, Yahoo, Hotmail e outros. Esses são os mais utilizados no mundo, porém ao criar um você utilizará o nome do provedor no email. Por exemplo: suaempresa@gmail.com
  • Os emails personalizados são aqueles que têm o nome do domínio da sua empresa (como por exemplo: contato@suaempresa.com.br), e esses são os emails profissionais.

Para criar um email profissional, você precisa primeiro registrar um domínio, que é o nome da sua empresa na internet. Depois disso você precisa contratar um serviço de hospedagem de sites, pois esse é o local que conterá um painel de controle para você criar suas contas de e-mails, além de organizar todos os arquivos e dados de seu site.

Motivos para ter o e-mail profissional:

Reconhecimento:

Ao criar o e-mail para a sua marca você vai estar se apresentando aos eu cliente de forma explícita (através do contato inicial) e de forma implícita, pois quando ele ler o seu domínio fará automaticamente a associação com o seu negócio.

Para quem está começando em um mercado tão competitivo ser reconhecido é essencial para que se estabeleça um contato eficaz com o cliente, mas deixando claro: Seu produto ou serviço precisa corresponder a forma com que você trata o cliente, pois se isso não acontecer toda as estratégias de negócios do mundo não o ajudarão.

Credibilidade:

Se você já recebeu um e-mail de negócios de um endereço de e-mail pessoal você vai entender o que vou dizer agora: parece falta de interesse e profissionalismo por parte da pessoa ou organização.

Compreendemos que muitas vezes no início do negócio, não há de fato um orçamento definido e as coisas soam como gastos, no entanto, não confunda: Isso é investimento.

A contratação de hospedagem para criação de contas de e-mails no painel de controle é um serviço indispensável e a um custo acessível. Ter um e-mail profissional é barato. Nossa empresa por exemplo  oferece o teste drive da hospedagem do por apenas R$ 9,99, nos três primeiros meses de uso. 

Produtividade:

Você precisa trabalhar na velocidade do mercado, onde tudo é muito rápido e demanda eficiência por parte do negociante, o e-mail profissional contribui nesse quesito pois permite que você compartilhe e receba informações rapidamente e mantenha os dados referentes as negociações armazenados e acessíveis aos momentos de necessidade.

Segurança:

Cada vez mais empresas são alvos de golpes e fraudes. Os mais comuns costumam ser aplicados com o envio de faturas falsas em nome do gestor da empresa. Portanto, é imprescindível investir em soluções que concedam mais segurança e controle ao e-mail profissional. Ao contratar um serviço de hospedagem, a segurança dos seus e mails é garantida com o SSL (cadeado na barra de endereços).

Para a criação do seu e-mail profissional:

Para criar um e-mail profissional você vai precisar:

Mas como eu posso saber se o domínio que eu escolhi será o certo? O primeiro passo é alinhar o seu domínio com as estratégias do seu negócio. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: Que imagem eu quero passar ao meu cliente? E a partir daí desenvolva um domínio que vai despertar a vontade do cliente em adquirir seu produto ou serviço.

Nomes curtos para domínios são uma boa dica, além da facilidade de memorização, diminui-se a chance de erros de digitação.

Registro de domínio: Escolha do nome de seu site

Se você já alinhou as estratégias do seu negócio e decidiu qual a imagem que a marca vai passar ao cliente, agora você precisa registrar o domínio.

Você precisa pensar algo diferente do que já foi usado. Quando você registra seu domínio, garante a propriedade sobre aquela nome na internet, antes que mais alguém tenha a mesma ideia.

Ter seu próprio domínio indica autoridade de mercado e facilita o estabelecimento de confiança por parte do cliente. Registrar um domínio não é tarefa complicada e existem empresas que oferecem o registro de domínio grátis com a condição de você adquirir um plano de hospedagem.

Pense ainda na extensão de seu domínio, ou seja, se ele terminará em “.com.br”, apenas “.com”, ou ainda “.net”, “.org”, “.adv”… Enfim, existem centenas de possibilidades e você pode conferir algumas delas aqui.

Domínio registrado, e agora? Como criar meu e-mails profissionais?

Agora que você tem o domínio, chegou a hora de escolher o melhor serviço de hospedagem de sites.

Você já se deu conta de como isso é importante?

Escolha uma hospedagem de sites que ofereça um painel de controle cPanel, pois além de ser popular, é fácil de usar e muito intuitivo.

Através de seu painel de controle, na aba “E-mails”,  você pode criar quantas contas de e-mails quiser, além de poder conferir todos os outros detalhes.

Você considerou ter um site? Não? Comece a pensar no assunto, pois a maior parte das empresas de hospedagem de sites oferece acesso ao construtor de sites de maneira gratuita. Você escolhe um template e cria seu site em menos de 24 horas. Não precisa ter conhecimentos técnicos, ou seja, nenhuma dor de cabeça.

Como escolher a melhor hospedagem para o seu site e e-mail profissional:

O que você precisa observar:

  1. Suporte: seu site estará online o tempo todo e, caso haja qualquer problema, é ideal ter acesso ao suporte 24h por dia.
  2. Painel de controle fácil e intuitivo
  3. Estabilidade do serviço de hospedagem de sites: também descrito como uptime.
  4. Armazenamento: é o espaço em disco que será disponibilizado para todos os arquivos do seu site, desde mensagens de e-mail até seus arquivos, dados e configurações.
  5. Transferência: o volume de dados trocados entre um ponto em outro, que levam seu site a ser exibido para o usuário.
  6. SSL para todos os seus domínios (cadeado na barra de endereços)
  7. Criador de sites fácil de usar

Após comparar todos os pontos acima, leve em consideração o preço e a reputação da empresa para identificar qual opção é a melhor hospedagem de sites para o seu projeto.

Busque as redes sociais da empresa, leia os comentários, veja o número de seguidores e tente buscar por informações que assegurem que você está tomando uma boa decisão.

Criador de sites + e-mail profissional

Conforme explicamos, as melhores empresas de hospedagem disponibilizam acesso gratuito a criadores de sites fáceis de usar, mas afinal, quais as vantagens?

Pode parecer insistência demais, mas não é. É complicado ter um site, mas não ter o e-mail ou ter o e-mail, mas não ter o site. Não apenas passa a sensação de algo incompleto, como você parece despreparado.

Uma coisa anda de mão dada com a outra. Dentro de seu site, você pode colocar uma aba de contato e receber a mensagem diretamente no e-mail profissional e responder através dele. Fácil, né?

A estratégia é barata, o criador de sites  vem incluso sem nenhum custo adicional, e:

  1. O seu site será integrado com a hospedagem
  2.  Você pode escolher templates e modelos profissionais separados por categoria de negócio
  3. A edição do site é intuitiva (arrasta e solta, sem conhecimentos técnicos)
  4. O site é responsivo (exibição sem erros em celulares e tablets)
  5. SEO avançado que garante bom posicionamento nos resultados de busca
  6. Possui imagens prontas para uso.
  7. Você pode adicionar as suas próprias imagens.

Como abordar o cliente

Agora que você já tem um site com o seu e-mail profissional qual a melhor forma de prospectar o cliente?

A forma de entrar em contato com o cliente é metade da venda, pois você precisa encontrar o cliente certo, na na hora certa e oferecer o produto certo.

A equipe de vendas pode ter uma pessoa, mas o plano de vendas precisa estar bem organizado e estruturado. Improvisações e confiança em excesso podem causar atraso ou perda de negócios.­ Antes de sair procurando pelos clientes certos é preciso organizar seu processo de vendas.

Prospectar o cliente significa também divulgar a sua marca para que o cliente venha até você. Quanto mais a sua empresa aparece para o seu cliente, mais fácil é ser lembrado quando o cliente precisa do seu produto. É fato que as pessoas preferem as marcas que já conhecem

Mas como prospectar na prática?

Ofereça o seu produto a pessoa certa

Nada mais frustrante do que receber aquela enxurrada de indicações de compras de produtos dos quais você não é o mercado alvo. Mandar sua propaganda de forma aleatória é um gasto de tempo desnecessário que poderia ser investido em encontrar o cliente certo que vai comprar o que você está oferecendo.

Já para a empresa, essa prospecção desalinhada também não é interessante. Ela não rende negócios e nem abre portas.

Veja, portanto, se o seu produto se encaixa nos interesses da companhia e use seu e-mail profissional de forma consciente.

Peça indicações aos clientes atuais

Você já conhece a máxima “um cliente satisfeito gera pelo menos outros cinco possíveis clientes para a sua marca”? Essa indicações ocorrem de forma espôntanea ou você pode criar uma campanha de indicação  de clientes em que você oferece benefícios a quem indicar.

Ofereça descontos, bônus ou qualquer vantagem de negócio. Isso vai ajudar também a aumentar a ligação entre você e seu atual cliente.

 Olhe para o seu portfólio

Muitas vezes, o seu cliente está mais perto do que você imagina. Faça a prospecção de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você.

Hoje em dia, fazer negócios exige também, acompanhar novas necessidades de seus clientes atuais.

 Conheça o cliente

Informação é poder. Então, conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua organização gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial.

Ajuste o foco

Tempo é mercadoria rara. Então, trabalhar seu alvo é essencial para a prospecção eficiente. Use seu e-mail profissional para promoções realmente diferenciadas e foque nisso.

Prepare seu script: Transforme a prospecção num diálogo

Evite improvisações no momento de conversar com o cliente. Prepare uma lista de questões que você deverá apresentar para o seu interlocutor. Apresente-se, diga o nome da empresa e o produto que vende. Tente descobrir se o seu interlocutor tem autoridade para comprar, se ele tem autonomia no orçamento e necessidade do seu produto.

E lembre-se: ouvir também faz parte da prospecção de clientes. Deixe o seu contato falar, expor dúvidas. .

 Defina os próximos passos

Ao fim do primeiro encontro com o futuro cliente, defina com ele qual será o próximo passo. Deixe claro o que você pretende – pode ser uma retomada da conversa ou uma apresentação. O importante é deixar isso acordado, que ambas as partes concordem com o processo. E mantenha contato.

Passar de prospecção para cliente leva tempo. E o sucesso do negócio aumentará com esse contato permanente, que gera confiança e segurança. Nenhum cliente quer ter a sensação de que não pode contar com você no momento mais crítico.

Conclusão:

Neste artigo você aprendeu que é essencial planejar seu negócio e forma com que você vai apresentá-lo ao cliente, para isso o seu domínio e e-mail profissional são peça chave.

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Você não tem mais desculpa para adiar seus planos.

 

 

 

 

redator2

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