Blog ou site? Qual a melhor opção para meu negócio?

blog ou site? escolhas

É possível afirmar que a principal diferença entre um blog ou site está no conteúdo. Um site geralmente possui o objetivo de apresentar determinada empresa juntamente com seus serviços e produtos, enquanto um blog contém uma série de textos informativos, tutoriais e artigos relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

É indispensável compreender um pouco mais sobre esse assunto a fim de que seu projeto online funcione, e por esse motivo, esse artigo tentará abordar temas relacionados. Acompanhe aqui:

Por que ter um blog ou um site de minha empresa?

Hoje em dia tudo acontece na internet e ter estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Quando se tem uma loja física, há uma certa limitação no alcance de seu público por conta da localidade, ou seja, seu negócio fica limitado a um bairro ou cidade. Ao contrário disso, a internet é um lugar sem barreiras e com alcance mundial.

Este é sem dúvida o principal motivo de investir em presença online, afinal, quanto mais pessoas você atinge, mais você vende.

“É muito caro e difícil administrar uma loja virtual”

Mas espera, como assim?

Quem disse que para vender online você precisa de uma loja virtual?

Hoje em dia, dezenas de grandes lojas virtuais permitem que você venda seus produtos em seus sites. A estratégia que segue em constante crescimento é chamada de Marketplace.

Através do marketplace é possível, por exemplo, vender em grandes sites como Mercado Livre, Americanas, dentre muitos outros.

Claro que não se trata de bondade da parte deles, pois existe o pagamento de taxas, mas basicamente é como se você locasse um espaço dentro dos maiores sites de e-commerce do Brasil.

Desse jeito fica fácil ser encontrado e você pode colocar um pequeno aumento em seus produtos a fim de cobrir as eventuais taxas.

Como irá aparecer para o usuário que o produto que ele está comprando é de sua empresa, é indispensável que você possua um site ou blog a fim de passar mais credibilidade, além de aumentar a possibilidade de novos negócios no futuro diretamente com você.

Ao ter um site que se chama, por exemplo, minhaempresa.com.br, você também terá um e-mail @minhaempresa.com.br e isso certamente passará muito mais profissionalismo, afinal, as pessoas ficam desconfiadas de vendedores que fornecem e-mails pessoais. Você pode perder vendas para seus concorrentes.

 Diferenças entre blog e site

Na hora da escolha, leve estas dicas em consideração:

1. Periodicidade de atualizações em seu site ou blog

Um site institucional costuma ser mais estático, ou seja, é atualizado com menos frequência, pois não existe necessidade de alteração de conteúdo.

Já no caso do blog, há necessidade de atualizações mais constantes.  Importante saber que quanto mais postagens você fizer, desde que sejam exclusivas (nada de ctrl c + ctrl v), melhor será o seu SEO.

Você deve definir uma periodicidade de atualizações, seja ela diária, semanal ou mensal. O importante é produzir conteúdos originais e realmente relevantes para seus usuários.

Se você vende cosméticos, postar tutoriais de make que utilizam seus produtos, é uma ótima estratégia por exemplo. Além de mostrar na prática como utilizá-los de forma correta para atingir bons resultados, seu conteúdo é original e gera engajamento quase que imediato.

Esse tipo de ação também costuma obter excelentes resultados em redes sociais que permitam a marcação de outros amigos. Vale saber que existem uma série de plugins que alimentam automaticamente suas redes sociais quando você realiza uma nova postagem em seu blog.

2. Tipos de comunicação: Como passar o seu recado?

O blog permite um tipo de comunicação bem menos informal que um site e a capacidade de transmitir uma mensagem em menos tempo.

Já no caso do site, há a necessidade de um pouco mais de seriedade na comunicação, afinal, ainda que sua empresa siga uma linha mais cool, não confunda: O site assume sua missão e valores, além de te representar como empresa.

Escolhas e seus impactos:

Se você estiver buscando a criação de um site institucional, que vai contribuir para o fortalecimento de sua marca e credibilidade um construtor de sites pronto certamente vai atender às suas necessidades por um custo bastante acessível.

Alguns anos atrás esse assunto era bem mais complexo e carecia de um investimento bem maior. Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos, é possível criar um site bonito, intuitivo e responsivo gastando pouco.

Páginas indispensáveis de um site incluem seu endereço, formas de contato e ao menos um breve resumo sobre o objetivo de sua empresa e história. Hoje em dias as pessoas se importam com isso e fatores externos, totalmente alheios, como por exemplo, sustentabilidade ou responsabilidade social, influenciam na tomada de decisões.

No caso do blog, embora eu também recomendo colocar suas formas de contato, você não precisa contar sua história, pois o objetivo dele é tratar de assuntos relacionados aos seus produtos e serviços, que podem ser inclusive categorizado por datas e áreas de interesse distintas, facilitando a busca por informações.

E qual hospedagem de sites escolher?

Independente de blog, site ou loja virtual, é indispensável escolher uma hospedagem de sites confiável que se adeque às suas necessidades. Uma boa dica é adquirir um plano de hospedagem que dê acesso gratuito aos principais criadores de sites do mercado.

Dessa forma, além de concentrar a administração de seu negócio, você ainda aproveita para criar seus e-mails, blog ou site, de forma fácil, rápida, com direito a suporte 24 horas por dia.

Acho que agora já ficou mais fácil de entender as principais diferenças entre blog ou site, não é mesmo?

Mas você já se perguntou se é possível usar os 2 ao mesmo tempo?

Embora possível, isso não é uma obrigatoriedade. Comece aos poucos, pois o importante mesmo é ter presença online de alguma forma e independente de sua decisão, você já estará fazendo isso.

Blog ou site? Faça essas perguntas antes de tomar sua decisão:

Independente de você escolher criar um site ou criar um blog, acompanhe este breve resumo e não erre:

1 – Se você quiser apenas apresentar sua empresa, destacar seus diferenciais, listas seus produtos e serviços e formas de contato, um site institucional simples e leve é a melhor escolha. Lembre-se que construtores de sites prontos são uma opção barata e disponível nos melhores planos de hospedagem.

2 – Quer escrever a respeito de coisas que estão relacionadas aos serviços que você oferece no intuito de apresentar soluções para os problemas do dia a dia? Então nesse caso você precisa criar um blog e deve mantê-lo sempre atualizado com novidades, notícias e até promoções.

3 – Lembre-se que a escolha do nome do seu site ou blog também conta e, portanto, prefira registrar nomes de domínios mais curtos e de fácil memorização.

Agora que as coisas estão mais claras, que tal começar agora mesmo a colocar em prática seus aprendizados?

Aproveite a promoção Test Drive hospedagem de sites  e pague apenas R$9,99 por 3 meses de serviço com tudo que você precisa para o seu negócio.

Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Quer conhecer outros artigos? Clique aqui e aproveite.

 

Beatriz Duarte

Beatriz Duarte

Últimos posts

como vender na quarentena?
Hospedagem Compartilhada

Como vender na quarentena?

Quem imaginaria que um vírus faria o mundo inteiro entrar em quarentena? O atual cenário (e único) que estamos vivenciando atropelou toda nossa história e