Você ou sua empresa realizam backups periódicos?
Já parou para pensar no que faria se perdesse todos os dados do seu computador ou smartphone? Arquivos, dados, documentos, fotos, contatos e não houvesse nenhuma forma de recuperá-los? A verdade é que embora recomendado, poucas empresas e até mesmo pessoas tomam os cuidados necessários a fim de evitar este tipo de situação.
Você sabia que um simples backup é a melhor maneira de prevenir esse tipo de problema? E que existem hospedagem de sites que incluem esse serviço na contratação do serviço? Os backups nada mais são do que cópias de segurança utilizadas em caso de remoção ou alteração indevida de aquivos.
Se quando perdemos arquivos pessoais, a situação já é ruim, imagine no caso de empresas? Perder documentos, e-mails de vendas, dados de fornecedores, contratos assinados e históricos. O prejuízo é, além de imensurável, uma enorme dor de cabeça.
A fim de tentarmos lhe ajudar, esse artigo abordará vários aspectos do backup e sua importância, acompanhe:

Backups de dados? Entenda de uma vez por todas.

Backup significa cópia de segurança. Caso aconteça algum imprevisto e os arquivos originais sejam perdidos, você terá uma cópia de tudo e não precisará ficar em pânico.

Várias situações, inclusive aquelas que fogem de seu controle, causam problemas e podem fazer com que seus arquivos sejam perdidos. Dentre as mais comuns destacam-se:  Vírus e malwares, remoções feitas por engano, e problemas nos componentes físicos de seu computador.

Existem dois tipos de backups: O manual e o automático.

Se você for realizar um backup manual, saiba que é preciso paciência, pois é necessário salvar cada um dos arquivos em outro dispositivo. Além de pouco prático, o procedimento costuma tomar bastante tempo.

Já no caso do backup automático, principalmente recomendado para empresas de qualquer tamanho, o procedimento é rápido e exige poucos cliques. Outro fator positivo é que as chances de erro são bem pequenas e, ainda que ocorram, existe a possibilidade de reversão.

Devido à sua importância, várias empresas de hospedagem de sites já oferecem backups inclusos na contratação de algum plano de hospedagem. A periodicidade varia, mas é recomendado que os backups sejam realizados no mínimo 1 vez por semana.

Caso você prefira essa opção, fique de olho no painel de controle oferecido pela empresa de hospedagem. Paineis de controle próprios ou pouco utilizados geralmente apresentam problemas de incompatibilidade na hora de migrações, por exemplo.

Outra ponto importante que deve ser levado em consideração é a escolha do backup na nuvem ou em um dispositivo físico. Ao citar sobre dispositivo físico, estamos nos referindo a, por exemplo, um outro HD externo, máquina, pendrive, enfim, objetos palpáveis e que correm risco de eventuais danos. Já no caso de backup em nuvem, todos os seus arquivos ficam salvos em servidores virtuais.

Empresas e backups

Lidar com dados de outras pessoas e não ficar atento com as medidas de segurança básicas na web não é um comportamento correto, porém, bastante frequente. É importante ter o pé no chão e compreender a realidade de que, cedo ou tarde, seus arquivos e dados estarão correndo risco.

Prevenir e se organizar são sempre as melhores escolhas. Encontrar arquivos perdidos ou removidos, além de muito caro e demorado, não tem garantia nenhuma de recuperação e em muitos casos não dá em nada.

Se quer ter uma empresa, entenda que o mundo está ficando digital. Os serviços de tecnologia na web que garantem a sua segurança e a de seus clientes são indispensáveis para o seu sucesso.

Acompanhe situações que exigem backups periódicos:

Computadores podem apresentar defeitos

Apesar da tecnologia já ter feito grandes avanços, ela está longe da perfeição e continua suscetível a apresentar defeitos e falhas. Fatores externos, como por exemplo, raios, podem danificar peças importantes e impedir a leitura de seus arquivos e dados. É muito importante realizar backup de dados com frequência e utilizar um servidor seguro. Sua ação será fundamental para impedir que essas falhas venham a tumultuar seu dia a dia.

Usuários também cometem erros

Todo mundo comete erros e atire a primeira pedra quem nunca deletou algo importante por engano ou desatenção. Por mais qualificados que sejam seus funcionários, não há como evitar que esse tipo de situação ocorra, nem tampouco usar formas de prevenção. O comportamento humano é imprevisível e, portanto, é indispensável investir em backups.

Preço não é mais desculpa

Alguns anos atrás serviços dessa natureza costumavam ter um valor bem mais alto. Mas, com o tempo, quanto maior a demanda, menor o preço. Hoje em dia é possível contratar planos de hospedagem com backups por um preço muito acessível.

A Natureza é Imprevisível

O Brasil, devido a sua localização geográfica, não precisa enfrentar terremotos de grandes magnitudes, mas ainda assim, passamos por desastres como incêndios, alagamentos, desabamentos, rompimento de barragens, temporais, entre outros. Empresas que não possuem organização com seus dados podem encontrar enormes barreiras para a retomada de suas atividades após problemas desse tipo.

Existem estimativas que apontam que a maior parte das empresas que enfrenta uma interrupção prolongada em seu funcionamento, acaba encerrando as atividades nos próximos anos.

Você com certeza não quer fazer parte dessa estimativa, não é mesmo?

Backups não são frescura ou gasto à toa, mas sim um investimento necessário para empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte.

Bom, agora que você já entendeu mais um pouco sobre esse assunto, que tal dar uma conferida na nossa promoção?

Confira aqui e aproveite essa oportunidade

Promoção por tempo limitado*

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *