- Home
- Tecnologia
- Neuralink – Testes de ch ...

Ao navegar pela internet, você já deve ter esbarrado em uma vídeo que um cara estava jogando algo sem usar nenhum teclado ou mouse. Esse cara é Noland Arbaugh e ele foi o primeiro paciente do chip cerebral da Neuralink.
Assim, a Neuralink anunciou uma nova rodada de testes em relação a esse chip. A proposta da Neuralink é o paciente conseguir controlar um braço robótico! Nesse post nós falaremos um pouco sobre essa novidade.
O que é a Neuralink?
É uma empresa fundada pelo Elon Musk em 2016. Semelhante a uma empresa de pesquisa médica, ela busca criar chips cerebrais que podem ajudar diversos pacientes em tratamentos.
Elon Musk também menciona seu desejo de criar uma forma de ‘mesclar’ a inteligência humana com a artificial. Musk também fala em entrevista que tem medo que a inteligência artificial cresça ao ponto de ofuscar a inteligência humana e que a Neuralink ajudaria a evitar isso.
Aliás, a razão para ele acreditar nisso é que essa mistura da máquina com o ser humano irá ajudar a democratizar a IA, assim evitando de existir uma “IA ditadora maligna” já que nós seríamos a IA.
Avanços do chip cerebral
Nesse ano, Elon Musk anunciou os primeiros dois pacientes do chip cerebral, que passaram a conviver com isso nos seus dia-a-dias, através do estudo Prime.
Como dito anteriormente, o primeiro paciente foi Noland Arbaugh, de 30 anos e perdeu seus movimentos depois de um acidente em 2016. Assim, Noland comemorou a capacidade de voltar a fazer as atividades que gostava, como jogar xadrez, só com sua mente fazendo o trabalho do mouse.
Ademais, um exemplo para mostrar o quão promissor esse chip é algo dito pelo próprio Noland em um podcast. Nesse podcast, onde ele estava falando como era jogar um jogo de FPS, ele diz que, praticamente, possui um hack de mira na cabeça.
Assim, é só pensar em mover seu personagem que o programa responde rapidamente já o movendo, combinando isso com a mira, que é bastante precisa. Ou seja, o mero pensamento de atirar ao visualiza um jogador é o bastante para seu personagem mirar e atirar rapidamente, se tornando uma grande vantagem.
Recentemente foi anunciado o recrutamento de pacientes no Canada. Os pacientes precisam ter mais de 18 anos, com pouca ou nenhuma capacidade de usar ambas das mãos por conta de uma lesão na medula espinhal cervical ou por uma esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Enfim, segundo a Neuralink, em um comunicado no X (antigo Twitter), “De maneira parecida ao estudo PRIME, o CAN-PRIME busca avaliar a segurança do nosso implante e robô cirúrgico e analisar a funcionalidade inicial do nosso BCI para permitir que as pessoas com tetraplegia controlem dispositivos externos com seus pensamentos”
Para mais notícias relacionadas a tecnologia acesse esse link.







