Hospedagem de sites: Aprenda como escolher um plano que atenda às suas necessidades

hospedagem_de_sites

Para quem deseja empreender online ou criar um site para expandir sua marca, uma boa hospedagem de sites é essencial. Contudo, nem todos somos especialistas, não é mesmo?

Muitas vezes, chegamos até as páginas de planos de hospedagem de sites e somos “bombardeados” por uma infinidade de informações. Daí, pensamos: “é isso que eu preciso?”.

Situações como essa acontecem frequentemente. Afinal, como já foi dito, nem todos somos especialistas.

Felizmente, as coisas não são tão técnicas quanto imaginamos. Melhor ainda, as qualidades de uma boa hospedagem de sites podem ser apresentadas de uma forma mais simples.

Pensando nisso, este post foi criado para funcionar como o seu guia definitivo para a escolha de uma boa hospedagem de sites. Conforme irá perceber, tudo foi simplificado ao máximo.

Desse modo, você poderá verificar as qualidades do plano que deseja contratar e avaliar se ele irá atender às suas necessidades.

Sendo assim, a sugestão é que você não deixe de acompanhar até o fim, pois assim que você terminar a leitura, saberá exatamente como escolher o seu plano de hospedagem de sites ideal… Vamos começar?

O que é uma Hospedagem de Sites?

Bem, muita gente costuma acreditar que é necessário ter apenas um domínio registrado para poder ter um site. Isso, claro, é verdade. No entanto, apenas o domínio não basta.

Pense assim: o domínio é o endereço do seu site. Se uma pessoa vai até um endereço e não encontra sua casa, não adianta, não é mesmo? E a hospedagem é essa casa!

Veja bem, um site é composto por vários arquivos. Para você poder apresentar esse site para os visitantes, esses arquivos devem ser armazenados em algum lugar. Esse lugar recebe o nome de servidor.

Resumindo, a hospedagem é um espaço reservado, pré-definido, em um servidor que comportará todos os arquivos do seu site.

Assim, fica claro saber que, quanto melhor for o seu plano de hospedagem de sites, melhor será a experiência dos seus visitantes.

Por isso, a escolha do plano deve ser muito bem pensada. Leve em consideração aquilo que você deseja alcançar com o site, o tipo de site e já terá um bom ponto de partida.

De todo modo, não se preocupe. A partir de agora, falaremos sobre os pontos mais importantes de um plano de Hospedagem de Sites, indicando o que poderá funcionar para você.

A Questão do Tráfego

Se você não está habituado com os termos da internet, saiba que tráfego é o fluxo de pessoas que visitam o seu site. Voltando à analogia do domínio como endereço e da hospedagem como casa, é possível verificar a necessidade de avaliar a questão do tráfego.

Pense bem: suponha que a sua casa só comporte dez visitantes. Não há como colocar vinte pessoas para dentro, não é? Talvez você até consiga, mas todos ficarão apertados.

Com um site é a mesma coisa. Se a sua hospedagem de sites tiver um limite de tráfego, a experiência do usuário pode ser prejudicada quando o número de visitantes superar esse limite.

Portanto, a primeira grande dica é: procure por uma hospedagem de sites que apresente a indicação de tráfego ilimitado.

Esse aspecto é muito importante, pois é o tráfego que faz os sites girarem. Se você planeja ter um Blog, por exemplo, quanto mais tráfego… melhor.

Assim sendo, ao avaliar um plano de hospedagem verifique a indicação do limite de tráfego. Muitos planos limitam o tráfego em uma escala mensal. Para negócios em fase inicial, isso não é um grande problema. Contudo, para quem quer crescer, a limitação pode ser prejudicial.

A Importância do Certificado SSL

Outro ponto que não pode faltar em sua hospedagem é o Certificado SSL. Nesse caso, não sei se você já percebeu, mas existem sites que apresentam um pequeno cadeado no topo da barra de endereço (no navegador).

Quando você clica nesse cadeado, vê a informação: “a conexão é segura”. E é exatamente isso que um Certificado SSL garante. Isto é, uma navegação segura para os usuários.

Por navegação segura, entenda como a segurança para compartilhar dados importantes, como senhas, números de cartão de crédito, etc. Com o Secure Sockets Layer (SSL), a experiência do usuário fica ainda melhor. E isso é importante pelos seguintes motivos:

  • A simples presença do cadeado no topo da barra de endereço é capaz de aumentar a confiabilidade do site e, consequentemente, da marca;
  • No caso de lojas virtuais, o cadeado é um pré-requisito. As pessoas na internet já estão educadas, ou seja, é muito difícil alguém inserir dados de compra em um site que apresenta a mensagem “não seguro”;
  • Como o SSL melhora a experiência do usuário, os motores de busca consideram a presença desse aspecto para o ranqueamento. Com isso, o seu site tem maiores chances de se posicionar melhor nas pesquisas.

Isso tudo quer dizer que uma hospedagem com ssl, ou seja, uma hospedagem que ofereça o certificado é aquilo que você deve buscar. Um plano de hospedagem de sites que não oferece Certificado SSL não pode ser considerado de boa qualidade. Simples assim.

O Construtor de Sites… Vale a Pena?

Basta fazer uma simples pesquisa pela internet para saber que há muitas formas de construir um site. Existem diversas linguagens, softwares e, claro, você sempre pode pagar alguém para montar um site lindo.

Porém, na internet, também existe a figura da hospedagem com construtor de sites. Esse construtor é uma solução interessante para pessoas que não são dessa área. Com uma interface simples e intuitiva, o construtor de sites permite que qualquer pessoa possa criar um site perfeitamente funcional.

A solução é perfeita para quem está apenas “pegando o jeito”. Além disso, o construtor de sites pode ser muito adequado para quem quer colocar o site no ar de uma forma mais econômica.

Por esse motivo, a sugestão é que, durante a avaliação de um plano de hospedagem de sites, você verifique se há algum construtor de sites. E, claro, se essa opção estiver disponível de forma gratuita, melhor ainda.

Hospedagem com vários domínios

Durante a explicação sobre o que é uma hospedagem de sites, foi destacado que o domínio é o endereço e a hospedagem é a casa, lembra?

Seguindo com essa analogia (mais uma vez), podemos entender como funciona aquilo que as pessoas costumam chamar de hospedagem com vários domínios.

A princípio, temos um domínio e uma hospedagem, correto? Todavia, imagine que você queira ter vários domínios, ou seja, vários sites. Há pessoas que possuem diversos Blogs ou um Blog, uma Loja Virtual e um Site Institucional.

Enfim, seria um problema (e bem caro) se você tivesse que contratar um plano de hospedagem de sites para cada domínio, não acha?

Foi para contornar esse problema que as empresas de Hospedagem (apenas as melhores) passaram a oferecer a chamada hospedagem com vários domínios.

Com isso, as pessoas puderam contratar um plano de hospedagem robusto e instalar diversos sites, consolidando um verdadeiro grupo de sites.

Procure pela quantidade de domínios que podem ser instalados no plano. Algumas empresas oferecem domínios ilimitados, o que, obviamente, é muito melhor. Dessa forma, você poderá instalar quantos sites quiser em um único plano de hospedagem. Interessante, não acha?

Hospedagem de Sites com Contas de Emails Ilimitadas

Agora, vamos partir para uma opção que não é necessariamente ligada ao seu site, mas ainda assim é importante.

Para tanto, imagine a seguinte situação: você está enviando um e-mail para uma grande marca, com uma proposta de parceria. Você faz aquele texto maravilhoso, tudo perfeito.

A mensagem chega na caixa de entrada do e-mail da grande marca assim: Pedido de parceria, remetente: fulano@emailgratuito.com. Não fica legal, não fica profissional.

Um e-mail profissional é importante. Ele revela a seriedade do seu negócio. Revela o seu profissionalismo. E por que estou falando isso?

Porque existe a chamada hospedagem com e-mail profissional. Esse serviço é um adicional extremamente valioso. Com esse serviço, você pode gerar emails profissionais do tipo parcerias@seudominio.com.

O impacto de um e-mail profissional é muito maior, e não faltam relatos para comprovar isso. Aliás, como as melhores hospedagens oferecem contas de e-mail ilimitadas, você poderá criar emails para toda a sua equipe ou setores.

Dessa maneira, até mesmo a sua comunicação interna e seu suporte ficarão mais eficientes.

Em síntese, uma hospedagem que não oferece contas de e-mail ilimitadas deve ser deixada de lado, a não ser que você realmente não precise de mails de um e-mail.

Aspectos Técnicos mais importantes

Sim, no início deste post foi prometido que todas as informações seriam simplificadas. Entretanto, não há como fugir de alguns aspectos técnicos.

Em primeiro lugar, é importante verificar a quantidade de Memória RAM do plano de hospedagem. Assim como em um computador, a memória é importante para tudo “rodar perfeitamente”.

No que tange a esse aspecto, não é necessário exageros. Sites funcionam de forma leve. Dessa maneira, é possível dizer que 1GB de RAM já está perfeito para começar.

Em segundo lugar, é importante verificar a lista de linguagens de programação que o plano comporta. Quanto maior for essa lista, mais versáteis serão os seus projetos. Isso vai ajudar, e muito, o seu desenvolvedor.

Em terceiro lugar, as contas FTP. De modo geral, é pelo FTP que são feitas as transferências dos arquivos para os servidores da hospedagem. Sim, há outras formas de fazer as transferências, mas o FTP é o mais utilizado.

Bons planos de hospedagem de sites incluem contas FTP ilimitadas. Preste bastante atenção a esse ponto, já que ele irá aumentar bastante a velocidade dos processos de criação.

Para completar esta pequena lista de aspectos técnicos importantes, verifique se o plano facilita a instalação de aplicativos, como o WordPress, Joomla, Drupal e muitos outros.

Novamente, essas informações são mais específicas, mas conhecê-las irá facilitar a sua vida e a vida do desenvolvedor que você for contratar. Isso se você não quiser fazer uso do construtor de sites.

Checklist para Definir a Hospedagem de Sites Ideal

Para arrematar este guia completo para a definição de um plano de hospedagem de sites, podemos reunir tudo o que foi apresentado em um Checklist.

Com o resumo, você terá os pontos mais importantes sempre à mão e poderá agilizar as suas pesquisas. Acompanhe com atenção:

  • Hospedagem com SSL: o plano deve incluir Certificados SSL para todos os domínios. De preferência, de forma gratuita;
  • Plano de hospedagem + e-mail profissional: o plano deve ter contas de email ilimitadas;
  • Hospedagem com vários domínios: o plano deve permitir que você inclua domínios ilimitados, gerando diversos sites com a mesma hospedagem;
  • Hospedagem com construtor de sites: o plano deve oferecer um construtor de sites (se for gratuito, melhor). Com isso, você poderá criar o seu próprio site e não depender de desenvolvedores;
  • Planos de hospedagem de qualidade: o plano deverá incluir os aspectos técnicos que foram apresentados acima.

Com esses pontos em mente, você terá tudo o que precisa para fazer uma boa avaliação do plano de hospedagem. Aliás, é bom ressaltar que certas empresas de hospedagem oferecem condições especiais para quem deseja testar os serviços. Essa alternativa pode ser interessantes para você realizar uma “prova de fogo”.

Rumo ao melhor plano de Hospedagem de Sites:

Conforme pôde notar, escolher uma hospedagem de sites de qualidade exige muita avaliação. Por sorte, você tem este guia completo para facilitar a sua vida. Siga as dicas apresentadas no post e não terá dificuldades.

E para finalizar, cabe destacar que a Hosting Machine está com uma excelente promoção. Você pode experimentar o serviço de hospedagem de sites por três meses, pagando apenas R$ 9,99 por todo o período. Realmente, é um Test-Drive imperdível. Quer saber mais e conferir todos os detalhes? Então acesse https://hostmach.com.br/promocao-test-drive-hospedagem e aproveite.

Beatriz Duarte

Beatriz Duarte

Últimos posts