Alerta de golpe! Novo 'editor de vídeo' que rouba seus dados

A credulidade dos usuários dá mais uma razão para que golpes online existam, neste através de um aplicativo de edição de vídeo e foto em IA chamado EditPro. Esse golpe ganhou destaque recentemente nas redes sociais, principalmente no X (anteriormente Twitter), e nesse post falaremos mais sobre ele.

Como o golpe acontece?

Primeiramente, esse esquema usa sites falsos de aparência profissional, com banners de cookies para fazer ele parecer legítimo. Também anunciam agressivamente o software falso o promovendo através de anúncios e postagens em redes sociais que contêm vídeos deepfake.

Então, são esses vídeos chamativos que redirecionam os usuários, com maior frequência, para vários sites como editproai.pro e editproai.org, que os fará baixar arquivos maliciosos.

Ele espalha o malware Lumma Stealer no arquivo “Edit-ProAI-Setup-newest_release” para os computadores Windows infectadas e o malware AMOS através do arquivo “EditProAi_v.4.36. dmg” nos computadores  macOS. Assim, esses malwares tentarão roubar informações pessoais e financeiras da máquina comprometida.

Aliás, essas credenciais roubadas incluem – credenciais de login, cookies de navegação, informações de cartão de crédito, carteiras criptográficas e histórico de navegação relacionado a criptografia. Dessa forma, os malfeitores coletam essas informações e as enviam para servidores que controlam, podendo usá-las em outros crimes ou vendê-las em mercados criminosos.

Mas o que são Lumma Stealer e AMOS?

Lumma Stealer é uma variação de malware que atinge sistemas Windows usando certificados digitais roubados, tornando sua detecção difícil e roubando informações de navegadores como o Google Chrome, Edge e Firefox. Já AMOS foi projetado para direcionar dados financeiros e credenciais armazenadas no macOS.

Ambos são sérios, porque uma vez que obtêm as informações, elas poderão ser usadas para fraude financeira, invasão de contas bancárias e roubo de carteira digital. Além disso, essa informação é vendida no mercado negro para impulsionar novas campanhas criminosas.

Como evitar mais golpes assim?

Sendo assim, os usuários podem evitar esses tipos de ataque ao não baixar nenhum tipo de software de fontes desconhecidas ou anúncios suspeitos.

Além disso, caso você tenha caído nesse golpe, redefina todas as senhas e informações financeiras imediatamente, também ativando a autenticação multifator para serviços confidenciais.

Logo após isso, mantenha seus sistemas e navegadores atualizados com as últimas correções de segurança, além do monitoramento regular de atividades incomuns on-line.

Essa ocasião representa mais um exemplo da crescente sofisticação no mundo dos ataques cibernéticos, o que sublinha uma vez mais a importância da prevenção.

Em suma, isso visa conscientizar os usuários sobre aplicativos que prometem funcionalidade avançada sem apresentar qualquer prova de fonte confiável. Já que a segurança digital depende da consciência e da prática de medidas preventivas rigorosas dos próprios usuários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *