Por que usar Wordpress - Vantagens

Não é à toa que um terço da internet utiliza o WordPress em seus sites, afinal, este CMS oferece várias vantagens e não exige muitos conhecimentos técnicos. Sem dúvidas, esta é uma das melhores ferramentas de construção de site disponíveis no mercado hoje em dia.

Mas e aí, quer saber os motivos de tanta popularidade? Então acompanhe a seguir:

1. WordPress é Open Source

E o que isso quer dizer? Bem, isso significa que você pode fazer o download desse software de forma gratuita, além de poder utilizá-lo em quantos sites precisar. Em outras palavras, não é preciso comprar licenças e nem realizar assinaturas.

E oh, por ser gratuito, existem milhares de fóruns, tutoriais e vídeos na internet. Isso quer dizer que dificilmente você não encontrará respostas para suas dúvidas, o que torna tudo mais fácil, né?

Por fim, a maioria das empresas de hospedagem disponibilizam essa ferramenta de forma automatizada e você não precisará esquentas a cabeça com a instalação.

2. Crie um site em alguns minutos com o WordPress

Se você já tiver sua hospedagem e domínio, verá que criar com o WordPress não é apenas fácil, como também rápido. Você precisa apenas de alguns minutos e não precisará da ajuda de nenhum profissional da área.

Por que? Oras, pois basta encontrar um tema relacionado à sua ideia ou negócio e focar no seu conteúdo. Existem dezenas e dezenas de temas gratuitos. No entanto, se você estiver precisando de algo muito específico, pode ser uma boa ideia investir em um tema. Os valores variam muito, então pesquise e dê uma olhada nos comentários de quem já comprou, pois assim não tem erro.

3. Plugins WordPress – SEO e facilidade de uso

O SEO é SUPER importante na hora de estabelecer a sua presença na internet. Por que? Pois quanto melhor o SEO mais bem posicionado seu site ficará nos resultados de busca. Mais visibilidade implica em maiores chances de captar novos clientes e assim por diante.

O WordPress possui ótimos plugins para lhe ajudar com SEO e você pode baixá-los em poucos segundos. Além de fáceis de usar, são intuitivos. Um bom exemplo é o plugin Yoast, focado em conteúdo. Ele mostra partes do seu conteúdo que não estão legais, ajuda a deixar os seus textos mais fáceis de serem lidos e, por fim, lhe dá ideias de novos conteúdos ou palavras.

Para você ter uma ideia da variedade de opções, saiba que a plataforma possui mais de 60,000 plugins no diretório oficial e mais de 12,000 temas somente no ThemeForest. Uau, né?

5. Acesse as configurações WordPress do seu site de qualquer lugar

Outro diferencial do WordPress é que você pode acessar suas configurações de qualquer lugar. Ou seja, não é preciso estar no seu notebook para conseguir alterar seu layout ou subir um novo conteúdo para seu site. Acessando o painel admin do WordPress, que nada mais é do que uma URL com login e senha, você tem acesso a tudo que precisa.

Por fim, também há compatibilidade com sistemas mobile. Bem legal, não é mesmo?

6. Versatilidade é a palavra certa

Embora o desenvolvimento tenha sido feito com foco em blogs, o WordPress evoluiu muito com o passar do tempo. Atualmente é possível construir qualquer tipo de site com ele, como por exemplo: Lojas virtuais, sites institucionais, sites de cursos e educacionais, portfólios, blogs e até sites de notícias.

7. Segurança é fundamental

A segurança do seu site é primordial, afinal, ela está relacionada com sua reputação, profissionalismo e relacionamento a longo prazo.

O WordPress é um CMS que foca bastante em segurança. E oh, além da proteção própria do software, há ainda ótimos plugins de segurança para dar aquele UP final e evitar qualquer dor de cabeça.  Um bom exemplo é o Akismet, que filtra comentários spam. Aliás, você sabia que esses comentários podem chegar até mais de 60% dos comentários de sites desprotegidos? Pois é, péssimo! Além de conterem links maliciosos, passam uma baita impressão de desleixo e abandono, né?

Por último, lembre-se de manter o WordPress sempre atualizado. A segurança da plataforma é melhorada a cada nova atualização.

8. WordPress é compatível com vários formatos de mídias

O WordPress suporta diferentes formatos de mídia, como por exemplo, .jpg, .png, .gif .mp3, .mp4, .pdf, .doc, além de outros não tão conhecidos. Através da ferramenta de upload do software, você consegue subir seus arquivos de forma fácil e rápida.

A última atualização incluiu o editor Gutenberg – que é ótimo para conteúdos mais focados em mídias. Você pode facilmente arrastar e soltar os arquivos dentro dos blocos de edição para adicionar ao conteúdo.

Outro benefício é que o WP também suporta incorporação de mídia, como por exemplo do YouTube. Se você deseja incorporar um vídeo do YouTube no seu post, basta clicar no botão +, selecionar o menu de incorporação e colar o link. Fácil demais, não é mesmo?

9. Gestão de conteúdo e Facilidade de uso

Interfaces fáceis não apenas facilitam a execução de tarefas simples, como também deixam o usuário mais motivado e com mais tempo livre para dedicar em outras tarefas.

A administração do conteúdo é super didática e intuitivo. Todo o conteúdo do site, sem exceção, como por exemplo, itens de menu, páginas, comentários e etc. podem ser gerenciados sem necessidade de conhecimentos técnicos em programação ou sistemas de informação.

Conclusão

Simples de usar, versátil e eficiente, o WordPress segue em constante evolução. E sim, é óbvio que existem várias outras maneiras de criar e manter sites na internet, mas poucas delas exigem tão pouco do usuário quanto o WordPress.

E então? Gostou do texto? Então comenta aqui embaixo suas impressões e/ou ideias.

Até a próxima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *