Colocar índice no WordPress é vantajoso em vários aspectos. Além de ganhar pontos no SEO, de quebra você facilita a vida do usuário, pois seu conteúdo fica organizado. A maneira mais simples para fazer isso é por meio do plugin Table of Contents, pois ele é fácil de usar, intuitivo e todo personalizável.

Ao invés do usuário ter que ficar procurando algo, basta um clique e a página automaticamente rola para aquela parte específica do texto. Em outras palavras, o usuário ganha tempo e você também tem várias vantagens.

Mas quais? Quais as vantagens de colocar índice no WordPress?

Melhora a experiência: Pois o usuário não vai precisar perder tempo procurando por determinada informação.

Visão geral do post ou artigo: Pois como é possível verificar o conteúdo em tópicos, o usuário pode encontrar ainda outros pontos de seu interesse, que passariam despercebidos.

Mais pontos no SEO: Pois os principais sites de buscas, como por exemplo, o Google identificam as âncoras de seus tópicos, e podem linkar diretamente o leitor.

Então vamos aprender agora como inserir índice no WordPress? É bem fácil, acompanhe:

Como colocar índice no WordPress?

Existem duas formas: Com um plugin ou manualmente.

Neste post falaremos apenas sobre a primeira forma, pois o plugin Table of Contents não exige nenhum tipo de conhecimento técnico e os resultados são ótimos.

Por que usar o plugin Easy Table of Contents?

Pois como o próprio nome já diz, é bem fácil mesmo e você consegue personalizar todo o conteúdo de acordo com sua preferência.

Como instalar o plugin Easy Table of Contents

Primeiro passo – Acesse o seu painel administrativo no WordPress. No no menu lateral esquerdo clique em “Plugins”. Localize, “Adicionar novo”. Após isso, no campo de busca, escreva o nome Easy Table of Contents e clique em Instalar.

Como instalar o plugin Table of Contents no WordPress
Como instalar o plugin Table of Contents no WordPress

Segundo passo – Após a instalação, clique em Ativar. Aliás, saiba que você pode desativar o plugin neste mesmo local quando quiser, sem nenhum problema.

Como ativar plugin no WordPress
Como ativar plugin no WordPress

Configurações gerais do Table of Contents – Como colocar índice no WordPress

Após instalação e ativação do plugin, você precisa definir as preferências, certo? Pois bem, para isso clique em “Configurações”, dentro do painel administrativo do WordPress e clique em “Table of contents”

É nesta parte, chamada de “General”, onde você consegue definir as configurações do plugin, tanto visuais, como técnicas e outros mais avançadas.

Auto Insert: Opção para que o índice apareça de forma automática. Dessa forma não há necessidade de habilitar toda vez que faz uma nova publicação. Aliás, recomendo selecionar posts e páginas, igual na imagem.

Para outras opções, basta marcar que o sumário será exibido de forma automática em todos os itens selecionados.

 

Como configurar o Table of Contents - colocar índice no WordPress
Como configurar o Table of Contents – colocar índice no WordPress

Como customizar o índice?

Ao rolar a tela para baixo você encontra outras opções. Vamos falar apenas sobre as principais para colocar índice no WordPress, está bem?

Position – É a posição em que seu índice será exibido. Você pode escolher deixá-lo no topo, antes do primeiro parágrafo, ou após a introdução. Você deve isso definir de acordo com sua preferência.

Header Label – Nome do que você quer que apareça para o usuário no topo do índice. Recomendo escrever índice ou Sumário, pois assim não aparecerá o nome do plugin que você está usando, ok?

Counter – Exibição do contador de tópicos do índice em númerico, decimal ou em números romanos.Em “Avançado” você pode (e deve) escolher quais cabeçalhos aparecerão em seu sumário. Desmarque o H1, afinal, ele só deve ser usado no título mesmo e, portanto, não tem necessidade de estar selecionado. Como H2, H3 e H4 geralmente são os tópicos mais importantes, recomendo selecioná-los. Quanto aos outros, H5 e H6, você que escolhe, mas de modo geral, mantenho desabilitado.

Como colocar índice no WordPress - Header Label
Como colocar índice no WordPress – Header Label

Aparência do Índice

Aqui é onde você define as configurações visuais, tais como: Cores, largura, fonte, posicionamento, além de outras.

Além das opções padrão, você customizar as cores conforme sua preferência. Para isso basta selecionar “Custom” e escolher as cores que prefere. Aliás, caso use essa opção, evite cores muito fortes, pois dificultam a leitura. Além, é claro, de aumentar a taxa de abandono da página.

Aparência do índice - Cores e customização
Aparência do índice – Cores e customização

 

Configurações Avançadas Table of Contents

Conforme expliquei acima, vamos falar sobre as opções mais importantes para colocar índice no WordPress.

  • Headings – São os subtítulos de seu texto que serão transformados em tópicos do índice. Como o H1 sempre é o título do post, não tem sentido constar no índice, portanto desmarque. Além de que também costumo desmarcar o H5 e H6, afinal, eles não possuem tanta relevância para tal. Ainda assim, isso varia de acordo com a escrita e objetivo de cada um.
  • Exclude Headings – São os subtítulos do seu texto que você gostaria de excluir do índice. Você deve copiar a primeira palavra (ou mais, caso tenha outro subtítulo com a mesma grafia) e acompanhá-la de um asterisco. Caso queira fazer isso com mais de um subtítulo, você precisa separá-los com uma barra vertical “|”. Não há limites de exclusão.

    Subtítulos que serão exibidos
    Subtítulos que serão exibidos e outros que serão excluídos

CONCLUSÃO

Embora seja possível colocar índice no WordPress de forma manual, a verdade é que o plugin Table of Contents é bem mais rápido e fácil. Além do mais, não é um plugin engessado e nem pesado.

Aliás, também é verdade que existem outros plugins para colocar índice no WordPress, no entanto, pela minha experiência, eu acho que o Table of Contents é o melhor. Pois como expliquei ele é simples de usar, além de customizável.

E então? O que achou desse post? Conte para a gente aqui nos comentários.

Por fim, o que acha de conferir nosso post sobre domínios? Afinal, o nome do seu site é super importante para o sucesso do seu negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *