Melhores filmes de apocalipse dos últimos tempos

Melhores filmes apocalipse

Filmes de apocalipse fazem sucesso e trazem à tona uma série de discussões a respeito do comportamento humano e do caos que se formaria na sociedade com a iminência do fim do mundo. Embora existam muitos filmes apocalípticos ruins, há alguns que são verdadeiros sucessos de bilheteria e que você precisa assistir.

A fim de te ajudar, preparamos uma lista com os melhores filmes de apocalipse dos últimos tempos. Todas as indicações dessa lista levam em conta a classificação IMDB, bem como outros aspectos.

Nem todas as indicações são filmes frenéticos de ação, destruição e caos. Pelo contrário, alguns filmes de apocalipse recomendados abordam esse tema com uma pegada completamente diferente. Há opções para todos os gostos.

E então? Tá preparado?

Pois bem, então agora confira a lista com os melhores filmes de apocalipse de 2020.

Destruição Final: O Último Refúgio (2020) – Ação, efeitos especiais e um ótimo roteiro.

Greenland - Filmes de apocalipse

Greenland – Filmes de apocalipse

Título original: Greenland
Nota IMDB: 6,5 – Mais de 47.000 votos

Estreado em Novembro de 2020, esse é um dos melhores filmes de apocalipse recentes. O ator principal é ninguém mais ninguém menos que Gerard Butler. Aliás vale destacar que o filme entrega, além de ótimas atuações, efeitos especiais de tirar o fôlego.

O filme mostra a história de  John Garrity (Gerard Butler) e de sua família tentando sobreviver a um desastre natural cataclísmico: Um cometa está em rota de coalisão com o planeta Terra. Antes do grande impacto, fragmentos menores desse cometa vão atingindo cidades e causado total destruição e mortes.

O gênero é ficção científica, ação e drama, no entanto, há um toque de terror leve que ocorre em momentos imprevisíveis e mostra toda a podridão do ser humano frente a um desastre cataclísmico.

Apesar de já existirem filmes com histórias similares, Greenland não decepciona (nem de longe) e ganha pontos pelo realismo. O filme apocalíptico é muito bem estruturado e possui começo, meio e fim. Em outras palavras, há um final, e não é um daqueles filmes que termina sem explicar ao certo o que aconteceu.

Outro ponto positivo desse filme de apocalipse é que ele mostra muito bem o melhor e o pior, não apenas das pessoas, como também do Governo. Frente a iminência da tragédia, o Governo usa um critério de seletividade para escolher aqueles que poderão se salvar em uma espécie de abrigo VIP localizado na Groelândia.

Onde assistir Destruição Final: O Último Refúgio?

Esse eletrizante filme de apocalipse está disponível na Amazon Prime Video. Caso você não seja assinante aproveite seus 30 dias grátis. Além de acesso total ao catálogo de filmes e séries, você ainda tem direito a experimentar o Amazon Music e frete grátis em produtos da Amazon.

Bem legal, né? Não acredite nas críticas negativas e tire suas próprias conclusões. Com certeza você não vai se arrepender. E então? Assista agora mesmo, clique aqui.

I am Mother (2019)

Nota IMDB: 6,7 – Mais de 75.000 votos

O filme mostra, desde a infância, uma adolescente que foi criada por um robô projetado para repovoar a Terra. A maior parte do filme ocorre dentro de uma instalação mostrando a jovem e sua convivência com uma inteligência artificial altamente evoluída.
Este vínculo único é ameaçado quando alguém chega com notícias alarmantes.
A protagonista principal, é interpretada por Clara Rugaard, que apresenta uma atuação incrível. Embora a atriz não seja tão conhecida, sem dúvidas ela tem potencial.  O robô dublado por Rose Byrne é o destaque do filme. Basicamente 3 atores principais ao longo dos filme de quase 2 horas foram capazes de criar uma história que preenche cada minuto com suspense, desconfiança e drama.
.
O filme força constantemente um questionamento a respeito de nossa lealdade, e nos deixa sem saber em quem confiar. Praticamente impossível decidir quem é o antagonista. As reviravoltas na trama são bem postas e executadas. O final é super satisfatório.

Terra à deriva (2019) – Tecnologia e ação do começo ao fim

 

Terra a deriva - Filme apocaliptico

Terra a deriva – Filme apocalíptico

Título original: Liu lang di qiu
Nota IMDB: 6,0 – Mais de 25.000 votos
Infelizmente o Sol está morrendo e não existem soluções fáceis. Por conta disso deram início a construção de propulsores de planetas a fim de mover Terra de sua órbita. O objetivo é alcançar um novo sistema estelar que permita boas condições de vida.
Essa jornada levará aproximadamente 2.500 anos e durante o percurso, as pessoas vivem em cidades subterrâneas. A superfície da Terra tornou-se inabitável por conta das temperaturas negativas, além de outros desastres naturais.
Em meio a este cenário, um grupo de jovens faz todo o possível para garantir a sobrevivência da humanidade. Em uma trama cheia de intrigas, problemas técnicos inesperados colocam em cheque a humanidade dos personagens. Mesmo contra todas as probabilidades, ninguém cede facilmente.
A chance de sucesso é muito pequena, no entanto, desistir não está em jogo, e eles optam pela esperança. Excelente recomendação para os fãs de filmes futurísticos.

Interestelar (2014) – Melhor nota no IMDB

Interestelar

Interestelar

Título em inglês: Interestellar
Nota IMDB: 8,6 – Mais de 1 milhão e 500 mil votos

Embora pouco provável que você ainda não tenha visto esse clássico, a recomendação é valiosa. Aliás, esse é o tipo de filme que dá para rever várias e várias vezes.  Dirigido por Christopher Nolan, um dos maiores diretores do mundo, não dava para esperar menos, né?

Interstellar é um épico da ficção científica difícil de ser superar. Compará-lo ao ‘2001: A Space Odyssey’ não é apenas um desserviço, mas com certeza desnecessário. A comparação simplesmente não se sustenta, somente por poucos detalhes.

Mas voltando a história do filme: Os recursos naturais da Terra estão acabando e o ar está cada dia mais difícil de ser respirado. A fome e a miséria estão cada dia maiores, pois a terra tornou-se infértil. Como não há uma maneira de consertar a Terra, a única solução é encontrar um novo planeta que seja similar ao nosso.

Um grupo de astronautas recebe a missão de visitar alguns planetas previamente selecionados a fim de confirmar que eles são possíveis de serem habitados.

Cooper (Matthew McConaughey) é convidado pela extinta NASA para liderar o grupo de astronautas. Eles são a última esperança da humanidade. O preço de sua coragem é saber que talvez nunca mais verá os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), eles seguem na busca do novo planeta.

Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) começa sua jornada para também tentar salvar a população do planeta e as realidades de pai e filha acabam se cruzando.

Este é um daqueles filmes inesquecíveis, viscerais e, sem dúvidas, imperdível.

How it ends (2021) – Estilo caseiro e um filme apocalíptico pra lá de diferente

Cena How it Ends

Cena How it Ends

Nota IMDB: 6,3

Recentemente estreado, How it Ends é um filme com 82 minutos que trata sobre o apocalipse, porém pertence ao gênero de comédia e auto reflexão. Foi gravado durante o lockdown, nas primeiras semanas do confinamento na Califórnia e isso acabou contribuindo ainda mais pro enredo. Este filme  apocalítico cumpre o que promete, emociona e não deixa nada a desejar.

A história acontece quando toda e qualquer vida está prestes a ser extinta, incluindo nosso próprio planeta. Nesse contexto a única coisa que resta é você mesmo e todos os negócios e pendências que você deve resolver a fim de que possa partir em paz.

No último dia de sua vida, uma mulher parte em uma jornada por Los Angeles a fim de chegar à última festa de sua vida, antes do fim do mundo. Ela pretende encontrar algumas pessoas que a magoaram e tirar a limpo algumas histórias mal resolvidas. Ao longo do caminho, ela encontra uma série de personagens e a história vai se desenrolando.

Originalidade sob uma ótica diferente

De fato, originalidade não falta e certamente esse filme vai te surpreender. A mesma personagem é representada por 2 atrizes diferentes, uma em sua fase mais jovem e outra mais velha. É como se houvesse 2 versões de você mesmo, do ponto de vista metafísico. Interessante, não é mesmo?
Como a ideia é bem executada, esse conceito é bem absorvido e proporciona cenas hilárias. Esse filme de apocalipse aborda tudo a partir de uma nova ótica, nunca antes explorada. É também minimalista e capta muito bem a solidão unida ao conceito de que tudo está prestes a acabar.
Destaque para as atuações de Zoe Lister-Jones (Liza mais velha) e Cailee Spaeny (Liza mais jovem), Olivia Wilde além da direção de Lister-Jones.
O verdadeiro destaque do filme está na autoreflexão, entretenimento, além, é claro de emocionar muito.
A mensagem principal talvez seja a importância de amar a si mesmo, independente da fase que esteja vivenciando.

Children of Men – Filhos da esperança (2006) – Melhores filmes de apocalipse

Filhos da esperança - Filmes de apocalipse

Filhos da esperança – Filmes de apocalipse

Título em inglês: Children of men
Nota IMDB: 8,0 (Mais de 500 mil votos)

Além de ser um dos filmes apocalípticos mais aclamados dos últimos anos, é um sucesso de bilheteria. As atuações de Clive Owen e Julianne Moore são simplesmente brilhantes.
Dirigido por Alfonso Cauron (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) a história se passa em 2027 em meio ao caos e em um futuro realmente convincente. Por 18 anos, todas as mulheres tornaram-se inférteis. Embora as razões da infertilidade sejam desconhecidas, a extinção da humanidade é uma questão de tempo.
A Grã-Bretanha é a última sociedade civilizada no planeta e isso fez com que muita gente migrasse para lá. Mas como não é possível receber todos em condições de igualdade, o lugar tornou-se um estado policial e um campo gigantesco de refugiados.

Realista e envolvente – Esse filme apocalíptico convence o espectador

Clive Owen é Theo, um ex-ativista que agora trabalha como empurrador de papel e todos os dias conta com boas doses de uísque para encarar a realidade. Enquanto caminha para o trabalho, passa por bombardeios terroristas, jaulas cheias de imigrantes ilegais e montanhas de lixo espalhadas pelas ruas de Londres. O cenário é tão bem feito e tão próximo da realidade que não há como não se sentir convencido.
Em meio a essa rotina maçante, uma antiga namorada aparece com um pedido: Que ele utilize suas velhas conexões para levar uma garota refugiada até uma espécie de santuário. A princípio ele aceita desde que seja recompensado. No entanto, ele logo descobre que sua missão é bem mais complexa do que parece, pois a garota Kee (Claire-Hope Ashitey) está grávida e isso muda tudo.
Esse filme de apocalipse é sombrio e violento, além de realista, de verdade. Em outras palavras não há heróis, apenas muita obstinação que, sem dúvida, comove e inspira.

Ensaio sobre a cegueira (2008)

Ensaio sobre a cegueira - Filme de pandemia e apocalipse

Ensaio sobre a cegueira – Filme de pandemia e apocalipse

Título original: Blindness
Nota IMDB: 6,7 – Mais de 70 mil votos

Não espere por um filme de ação estilo Mad Max, nem tampouco, Guerra dos Mundos ou algo assim. Este é um dos melhores filmes de apocalipse, mas não se encaixa exatamente na categoria de filmes leves de entretenimento.

Ensaio sobre a cegueira deixa você extremamente desconfortável e gera fortes gatilhos. O filme foi dirigido pelo aclamadíssimo Fernando Meirelles e baseado no livro de José Saramago. Aliás, caso você goste de ler, fica a dica.

Repentinamente todos ficaram cegos. Uma cegueira epidêmica toma conta de uma cidade e resulta no total colapso da vida como conhecemos. Excelente insight e que mostra verdades difíceis de encarar.

Os doentes (cegos), são rapidamente enviados para a quarentena, numa tentativa frustrada do governo a fim de evitar que a doença se espalhe.

Acontece, no entanto, que nem todos ficaram cegos e somente Julianne Moore pode ver. Ela interpreta a esposa de um oftalmologista (Mark Ruffalo) e finge ter a doença para conseguir ficar junto ao seu marido durante a quarentena.

Rapidamente os pacientes percebem que estão por conta própria e que qualquer tentativa de deixar a instalação é inválida. Eles recebem porções de comida escassa e ainda precisam dividir com os demais.  Moore tenta então, junto ao seu marido e mais um grupo pequeno de pessoas, buscar uma saída para o mundo exterior, que também declinou.

Como toda história de apocalipse o filme aborda muito bem o ódio entre os seres humanos. Quando a ordem acaba, somos apenas animais buscando atender aos nossos instintos mais básicos.

Melancolia (2011)

Reflexões sobre depressão em um filme de apocalipse

Reflexões sobre depressão em um filme de apocalipse

Título original: Melancholia
Nota IMDB: 7,2 – Mais de 160.000 votos

Este não é um filme apocalíptico de ação, destruição, ou algo do gênero. Há uma polaridade nas críticas: Ou você ama ou você detesta.

Dirigido por Lars von Trier e considerado por muitos um de seus melhores trabalhos, este filme é realmente singular e tenta apresentar ao espectador algo único e honesto. Kirsten Dunst está impecável em sua atuação. As cenas de abertura e final são bastante interessantes.

Um planeta ameaça colidir com a Terra. Kirsten Dunst (Justine) aceita sua melancolia e vive um universo particular complexo e sombrio. Enquanto sua irmã (Charlotte Gainsbourg – Clair) tem medo de enfrentar a realidade e suas próprias emoções pessoais.

Qual o diferencial desse filme de apocalipse?

Particularmente acredito que este filme é sobre a natureza da depressão e seus desdobramentos. É sobre como duas irmãs passam por ela. É sobre relações pessoais, estigma e emoções. Também é sobre a diferença entre os seres humanos, a falta de amor e compaixão.

A hospedeira (2016) – Melhores filmes de apocalipse

A hospedeira

Título original: The Host
Nota IMDB: 6,00 – Mais de 100 mil votos
A hospedeira é um filme de pós-apocalipse que aborda um conceito intrigante: Alienígenas parasitários assumem o controle e a mente de seus ‘hospedeiros’ humanos. Quando isso ocorre, a cor dos olhos mudam e assumem uma cor azul brilhante.
A invasão está indo muito bem até que Melanie, uma das últimas humanas livres, é capturada e entregue a um alienígena chamado Wanderer como hospedeiro.
Apesar de pouco esperado, Melanie consegue impedir o total controle e permanece consciente. Em outros momentos, o hospedeiro atinge seu objetivo. O conceito de haver duas pessoas habitando o mesmo corpo é pra lá de interessante e, aos poucos, você começa a entender o que de fato está passando na cabeça de todos.
Melanie está disposta a lutar contra sua dominação e conta com a ajuda de alguns amigos. Desconfiança, intrigas, triângulo amoroso e um plano de fundo diferenciado fazem desse filme uma boa escolha para entretenimento.

O livro de Eli (2010) – Filme de apocalipse com uma boa dose de fé

Livro de Eli - Filme apocalíptico

Livro de Eli – Filme apocalíptico


Título original: The Book of Eli

Nota IMDB: 6,9 – Mais de 290.000 votos
Passaram-se 30 anos após a destruição do planeta e uma perturbadora sociedade pós-apocalíptica se formou. A paisagem geral é como um deserto sem fim: árida e empoeirada, pois a água potável tornou-se escassa.
Eli (Denzel Washington) é um sobrevivente que passa seus dias caçando pequenos animais e em busca de mercadorias que possam ser trocadas por água. Ele encontra alívio em um livro único que sempre carrega consigo.
Eli é um hábil lutador e consegue se virar muito bem. Os fãs de filmes de ação com certeza irão gostar das sequências de batalha, com cenas de combate corpo a corpo. Muita gente brincou que Eli é um ex aluno de Bruce Lee.
Durante sua caminhada ele é capturado por uma gangue local comandada por Carnegie (Gary Oldman), que lhe oferece abrigo, água e comida em troca de seus trabalhos. Apesar da recusa de Eli, esta não é uma opção e ele passa a ser perseguido.
Eli é uma espécie de missionário moderno com uma missão mantida pela fé, visões e instrução.  Ele acredita que precisa executar a tarefa dada por Deus e que não cabe a ele questionar os motivos do Senhor.
Embora o filme tenha desagradado parte da audiência por envolver questões religiosas, acredito que a principal mensagem do filme não é exatamente sobre Deus, mas sim de que a fé é capaz de lhe dar forças, independente de seu objetivo.

Oblivion (2013) – Melhores filmes de apocalipse

Nota IMDB: 7,0 – Mais de 485.000 votos
Honestamente, acredito que este filme pós apocalipse é subestimado. Em outras palavras, já assisti várias vezes e nunca me canso.
Dirigido por Joseph Kosinski, o filme tem astros como Tom Cruise e Morgan Freeman, além de revelações realmente chocantes.
Em uma Terra futurística árida e devastada, equipes de tecnologia estão trabalhando no planeta a fim de garantir que as plataformas hidrelétricas estejam em bom funcionamento antes de serem enviadas para Titã, local em que a humanidade encontra-se atualmente.
No entanto, os trabalhadores precisam lutar contra os “Scavengers” que tem a missão de destruir essas plataformas. Eles não devem jamais adentrar a Zona de Radiação, sob o risco de morte.
O técnico Jack Harper (Tom Cruise) é um desses trabalhadores que realizam a coleta dos últimos recursos vitais da Terra. Simultaneamente aguarda ansioso para ir à lua Titã. Porém, tudo vira de pernas para o alto quando, certo dia, descobre um grupo de sobreviventes. Além disso tudo, Jack também descobre um segredo que se torna uma verdadeira razão para lutar.
Não assista ao trailer, pois ele releva mais do que deve e inclui spoilers.

Guerra Mundial Z (2013) – Melhor filme de apocalipse com zumbis

Título original: World War Z
Nota IMDB: 7,1 – Mais de 600.000 votos

Sem dúvidas esse filme já pode ser considerado um clássico. Baseado no romance de 2006 de Max Brooks e estrelado por Brad Pitt.

Brad Pitt é Gerry Lane, um simpático pai de família que se aposentou recentemente. Ele trabalhava como investigador da ONU e decidiu que era hora de passar mais tempo com sua esposa e filhas.

Entretanto paz e sossego é tudo que ele não terá tão cedo. O filme começa com uma breve apresentação de Gerry e sua família. No carro, eles começam a perceber que algo está errado. Pessoas correndo e gritando pelas ruas, acidentes, trânsito caótico e ele enxerga as primeiras mordidas.

Um vírus transforma as pessoas em zumbi e se alastra por cidades inteiras em questões de minutos. Em pouco tempo o caos está completamente instalado.

Gerry recebe então uma ligação de seu ex chefe para uma nova missão. A princípio ele recusa, mas em troca de manter sua família em um navio do governo em alto mar ele acaba aceitando.

Antes de mais nada entenda que durante a missão nada é fácil e há cada vez menos esperança.  Guerra Mundial Z é violento, visceral e chocante, mas prende sua atenção do começo ao fim e conta com reviravoltas impressionantes.

Por que assistir esse filme de apocalipse?

Ao contrário do que muitos de nós estamos acostumados, esse filme de apocalipse tem zumbis ágeis, velozes e que agem até mesmo em grupo para atingir seus objetivos. Além disso, a história desse filme apocalíptico é muito bem estruturada e o efeitos especiais são excelentes.

Se você ainda não assistiu, com certeza não vai se arrepender. Aproveite a dica, pois, por hora, Guerra Mundial Z está disponível no Netflix.

Contágio (2011) – Pandemia Global

Contagio - Filme de pandemia global

Contagio – Filme de pandemia global

Título original: Contagio
Nota IMDB: 6,8 – Mais de 280.000 votos

Com um elenco de primeira linha incluindo Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet, esse filme pandêmico conta uma ótica bastante realista a respeito de um vírus mortal. Além de se espalhar rapidamente com uma alta taxa de mortalidade, há outros paralelos com o Covid-19.

Beth Emhoff retorna de uma viagem a Hong Kong e rapidamente morre de gripe ou algo similar. Horas depois seu filho também morre. É dessa forma que começa a propagação de uma pandemia devastadora.

Os médicos e CDC começam a correr contra o tempo a fim de descobrir com o que estão lidando, entretanto, passam-se vários dias até que eles finalmente percebam a extensão do dano e reconheçam que a situação está fora de controle.

O marido de Beth é Mitch (Matt Damon) e ele parece ser imune. Após perder seu filho e esposa, ele é colocado em quarentena. Conforme o contágio vai aumentando, o pânico se instala e a ordem social começa a ruir.

Outro ponto interessante que o filme aborda são as fake news que ganham força na internet. Em meio, ao caos surgem remédios completamente sem eficácia que se tornam uma esperança para as pessoas e motivo de discussões acaloradas.

O filme possui cenas chocantes, como por exemplo, a sobrecarga do sistema de saúde: Estádios de futebol lotados de infectados e pilhas de corpos que vão se formando, inclusive nas ruas das cidades.

Esse filme é sensacional, principalmente por conta da forte relação com a pandemia atual. Caso você ainda não tenha assistido, não espere mais.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012)

Filme de apocalipse leve

Filme de apocalipse leve

Título original: Seeking a Friend for the End of the World
Nota IMDB: 6,7 – Mais de 107.000 votos

Um asteróide com o nome de “Matilda” irá atingir a Terra e em 3 semanas o mundo chegará ao fim. Por conta da catástrofe Dodge (Steve Carell ) é abandonado por sua esposa logo no começo do filme. Inicialmente perdido e triste, ele encontra Penny ( Keira Knightley), que é sua vizinha.  Juntos eles decidem então realizar suas buscas finais.

Mas quais seriam essas buscas?

Dodge quer revisitar o amor de sua vida da época da escola que não vê há 18 anos. Já Penny quer encontrar seus pais e sobrinho mais uma vez. Durante as buscas, apesar da diferença de idade eles se conhecerão melhor e descobrirão conexões interessantes.

Penny é otimista demais e completamente despreocupada. Basicamente, o filme analisa o que é realmente importante na vida. Afinal, pelo que vale a pena viver? Com quem você gostaria de passar os seus últimos momentos?

Embora o fim dos tempos esteja próximo, o filme mantém uma atmosfera suave e serena, coberta de bons diálogos, empatia e beneficência. Filme leve e com excelentes atuações, certamente vale a aposta.

E então? O que achou das recomendações? Deixe aqui nos comentários sua opinião ou novas sugestões.
Por último, caso queira conhecer outros posts, acesse aqui.
Beatriz Duarte

Beatriz Duarte

Últimos posts