Como deixar meu site mais rapido

Ainda que o conteúdo do seu site seja muito bom, se ele for lento, ninguém ficará esperando pelo carregamento e abertura do seu conteúdo. E qual o resultado? Bem, abandonarão seu site antes mesmo de realizar qualquer tipo de leitura.  Óbvio que não é isso que você quer, não é mesmo? E sim, é verdade que ninguém cria um site para ser lento, no entanto, isso acontece com muito mais frequência do que você imagina. Assim sendo, é necessário entender que existem vários fatores que interferem na velocidade de carregamento do seu site, pois somente com esse conhecimento é possível evitar e até mesmo prevenir esse tipo de problema.

A velocidade faz diferença para o usuário?

Com certeza absoluta, afinal, a internet é o lugar do imediatismo. As pessoas querem tudo na hora e não estão dispostas a esperar. Além disso, se você não pode oferecer a informação de maneira rápida, aposto que seu concorrente pode.

Como se não bastasse, os principais buscadores penalizam sites lentos.

Oi? Sim, é isso mesmo que você leu.

Sites lentos não costumam aparecer nos primeiros resultados de busca pelo simples fato de que o Google, por exemplo, não quer oferecer uma experiência ruim para seus usuários.

Por fim, uma pesquisa realizada pela Kiss Metrics mostou que 40% dos usuários abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar as informações.  E para piorar, conforme o tempo de carregamento aumenta, a taxa de abandono também cresce. Conseguiu entender agora a importância de ter um site rápido, né?

Mas afinal, qual o tempo de carregamento ideal?

Apesar de muitas pesquisas terem sido realizadas a verdade que quanto menor o tempo de carregamento, melhor. Recomenda-se que o tempo de carregamento seja inferir a 2 segundos. Em outras palavras, não tem para onde correr, pois a otimização do seu site é praticamente obrigatória nos dias atuais.

Bom, agora que já vimos que a velocidade do site impacta na sua posição nos resultados de busca, bem como na experiência dos visitantes, que tal aprender a identificar onde estão os principais problemas?

1 – Teste a velocidade de suas páginas

Existem dezenas de ferramentas gratuitas para testar o tempo de carregamento de uma página. Também é possível obter um relatório dos principais problemas, além de algumas dicas para realizar melhorias.

As melhores ferramentas para essa tarefa possuem algumas diferenças entre si, mas de forma geral, costumam oferecer as mesmas funcionalidades. Com isso, recomendamos uma das mais confiáveis, a do Google.

Google Page Speed ​​Insights

O PageSpeed Insights é fácil, rápido e vai direto ao ponto. Basta acessar e inserir o link de uma página. As análises são divididas entre Mobile e Desktop e a pontuação recomendada está entre 90 e 100.

Além da melhoria recomendada, você também pode conferir uma prévia de como aplicá-la. A melhoria recebe uma classificação por grau de prioridade com cores diferentes que ajudam na interpretação dos dados.

A cor vermelha indica os pontos críticos e que precisam ser imediatamente corrigidos. A cor amarela são pontos que devem ser trabalhados, mas que podem esperar um pouco e o verde é tudo aquilo que está OK.

analise_google_speed

 

Na foto acima está a análise do nosso site, o hostmach.com.br. Veja que temos 2 pontos na cor amarelo (indicados pelo quadrado que antecede a informação). Por fim, não há nenhuma sugestão de melhoria em vermelho e todas as outras estão na cor verde.

Viu só como é fácil interpretar os dados com o uso do PageSpeed Insights? Então faça sua análise, pois é totalmente gratuito.

Outros pontos importantes para deixar seu site rápido

Para quem usa WordPress

Para sites em WordPress, várias melhorias estão relacionadas ao uso de plugins. Então para evitar problemas maiores use sempre apenas 1 único plugin para cada necessidade e os mantenha atualizados.  O uso de vários plugins que fazem a mesma coisa deixam o seu site mais pesado, além dos conflitos entre si, causando erros e lentidão. Fora isso, não se esqueça da importância de gerar backups sempre que for realizar alterações.

Por fim, diminua o número de redirecionamentos. Para gerenciar os redirecionamentos internos, você pode contar com plugins como Yoast SEO e SEO Redirection.

Para todos os tipos de sites

Otimize as imagens para deixar seu site rápido

Um dos pontos que mais contribui para lentidão nos sites é a falta de cuidado com as imagens. Não apenas o formato faz diferença, como também o tamanho e até a quantidade.

Caso você tenha editado suas imagens em programas de edição, você precisa usar a função “Exportar para Web”, pois dessa forma você consegue salvar o arquivo já otimizado. Se você salvar da forma comum, sua imagem ficará muito pesada, e consequentemente isso vai refletir de forma negativa no tempo de abertura do seu site.

Caso o programa ou aplicativo que você esteja usando para editar suas imagens não tenha essa opção, saiba que existem vários apps gratuitos com essa finalidade, em que você consegue otimizar uma série de imagens de uma só vez.

E a quantidade de imagens? Por que é importante diminuir?

Em primeiro lugar saiba que cada imagem diferente que você adiciona à sua página gera uma nova requisição. Se você colocar 20 imagens, você irá gerar 20 requisições e assim por diante… Por conta disso é essencial usar imagens somente quando elas forem relevantes. Do ponto de vista do SEO, ou até mesmo estético, mantenha apenas 1 imagem de capa, e mesmo assim certifique-se de que ela esteja otimizada.

Agora que você já entendeu a importância do tratamento de imagens, então vamos conhecer outro ponto importante.

Seu site fica mais rápido em uma hospedagem com servidores no Brasil

Outro ponto que faz diferença no tempo de carregamento do seu site é o local onde ele está hospedado. Sites hospedados em servidores brasileiros oferecem desempenho melhor.

A principal vantagem de ter seu site hospedado no Brasil é a menor latência, ou seja, menor tempo de resposta na comunicação entre a requisição de abrir o site e o tempo de resposta. O menor tempo de resposta evidencia-se pela menor distância geográfica entre os usuários e a infraestrutura.

Agora que você já sabe isso, não se esqueça de conhecer nossos planos Premium que oferecem mais recursos e menos sites, proporcionando a melhor performance e estabilidade do mercado. Quer saber mais? Então clique aqui.

Habilite o cache do navegador

Quando você acessa um site, o seu conteúdo é armazenado de forma temporária no seu computador, celular ou tablet do até que você saia do site. É possível que os navegadores mantenham esses arquivos salvos. Caso você acesse esse site novamente, por meio do mesmo computador, celular ou tablet, o conteúdo abrirá mais rápido, pois os arquivos já estão salvos no cache.

Como habilitar o cache de navegador?

Antes de mais nada, não se esqueça de salvar a versão original do arquivo como backup, ok? Assim você previne problemas maiores caso algo não saia como planejado.

Para habilitar o cache de navegador de seu site, procure o arquivo .htaccess na raiz do domínio. Basta acessar a pasta do seu site via gerenciador de arquivos do CPanel ou por FTP e buscar o arquivo chamado .htaccess, . Feito isso, cole o código abaixo na ultima linha e salve.

<IfModule mod_expires.c>
ExpiresActive On
ExpiresByType image/jpg “access plus 1 year”
ExpiresByType image/jpeg “access plus 1 year”
ExpiresByType image/gif “access plus 1 year”
ExpiresByType image/png “access plus 1 year”
ExpiresByType text/css “access plus 1 month”
ExpiresByType application/pdf “access plus 1 month”
ExpiresByType text/x-javascript “access plus 1 month”
ExpiresByType application/x-shockwave-flash “access plus 1 month”
ExpiresByType image/x-icon “access plus 1 year”
ExpiresByType application/javascript “access plus 1 month”
ExpiresDefault “access plus 2 days”
</IfModule>

Se o seu site é em WordPress, existem alguns tipos de plugins que fazem isso para você. Um dos mais populares é o W3 Total Cache, disponível na loja de aplicativos do WordPress.

Conclusão

O visual do seu site é importante, mas isso não é tudo, pois é indispensável que ele esteja otimizado e preferencialmente hospedado em servidores brasileiros.

Lembre-se ainda de que este artigo é apenas a junção de algumas ações, mas que existem muitas outras coisas que podem ser realizadas a fim de deixar seu site rápido e mais leve. O ideal é sempre contar com o auxílio de ferramentas de testes e diagnósticos e traçar um cronograma de melhorias, priorizando as mais importantes.

E então,? Gostou das nossas dicas? Tem algo mais que gostaria de acrescentar? Pois então comente aqui embaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *