4 plugins para formulário de contato no WordPress

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O formulário de contato é uma das partes mais importantes de um site, afinal, é um canal de comunicação fácil e que pode lhe ajudar a fechar muitos negócios. Embora hoje em dia o Whatsapp também seja utilizado, o formulário de contato continua tendo sua importância, principalmente para solicitação de orçamentos e formalização de atendimentos.

E qual o jeito mais fácil de colocar um formulário de contato no seu site? Com certeza através de um plugin WordPress. Além de customizáveis, os seus usuários conseguem enviar uma mensagem de e-mail de forma simples e muito rápida.

Quais as vantagens de usar plugins de formulário de contato?

Acompanhe a seguir:

  • Altamente personalizáveis – Você cria campos de preenchimento de acordo com sua necessidade.
  • Instalação fácil e rápida, ou seja, nada de perder dias com esse tipo de implantação.
  • Eficientes na prevenção de SPAM – Previnem o recebimento de spam, além de acabarem com a necessidade de divulgação dos seus e-mails profissionais.
  • Design e layout modernos – Existem centenas de layouts com design criativos, modernos e intuitivos.
  • Responsivos – Abrem sem erro em celulares, tablets e outros dispositivos.
  • Comunicação limpa e rápida, além de leves e práticos.

Quais os melhores plugins de formulário de contato?

Confira a seguir 6 boas ideias de plugins de formulário de contato para seu site WordPress.

1. Contact Form 7 – Mais de 5 milhões de instalações ativas (e é grátis).

O Contact Form 7 é um formulário de contato muito popular e com ótima reputação na web. É indicado especialmente para blogs e pequenos negócios que buscam formulários básicos, porém eficientes. E o melhor de tudo é que mesmo sendo um plugin gratuito, o suporte é excelente, pois inclui FAQ, documentação, fórum próprio e um site todinho cheio de informações. Com tanta informação disponível, é difícil não encontrar a resposta para suas dúvidas, né?

Já em relação aos recursos, não há limitação no número de formulários e é possível utilizar vários tipos de campos de preenchimento, de acordo com sua necessidade. A implementação do formulário é muito simples e você também pode usar em qualquer lugar através de shortcodes. Por fim, ainda é possível incluir o e-mail de sua preferência para receber as mensagens de seus clientes, que ajuda a manter a organização.

1. Gravity Forms – Completo e Eficiente

Apesar de não ser gratuito, é uma boa escolha para quem busca um formulário de contato leve, mas que ao mesmo tempo, é completo e eficiente. O Gravity Forms suporta vários tipos de ações, como por exemplo, upload de arquivos e formulários de várias páginas, ideal para assuntos bem específicos que exigem a coleta de mais informações.

São mais de 30 campos de preenchimento nos formulários que, vale dizer, incluem lógica condicional embutida. Suporta notificações por e-mail, além da possibilidade de realizar cálculos avançados baseados nos envios dos usuários.

Caso você tenha dúvidas ou dificuldades, o suporte deles inclui um sistema de tickets de atendimento, além de uma página de FAQ, com as perguntas mais frequentes. Fora isso, há toda documentação e tradução em diversos idiomas.

2. Ninja Forms – Gratuito ou Premium

Se você não está podendo gastar com o formulário de contato, então essa pode ser uma ótima alternativa. O Ninja Forms possui uma versão grátis que apesar de básica, costuma atingir a expectativa dos seus usuários. Com mais de 1 milhão de instalações ativas, os números falam por si só.

O plugin, na versão grátis, conta com uma interface intuitiva para que o usuário possa desenvolver seu próprio formulário. Vale dizer que o processo é super simples e que não exige nenhum tipo de conhecimento técnico. Não há limitações no número de campos que podem ser criados, nem tampouco na quantidade de e-mails que você pode receber.

Caso você opte pela versão paga, você terá acesso a muitos recursos adicionais, incluindo modelos de layout, além de suporte ao cliente e várias outras vantagens. Também é possível comprar alguns recursos de forma avulsa ao invés de fazer a assinatura. A decisão varia de acordo com a necessidade de cada um.

Também permite o upload de arquivos e, por fim, você pode integrar os seus formulários com muitos serviços valiosos, tais como MaiChimp ou até mesmo receber pagamentos via Paypal. Super legal e útil, né? Então já anote essa dica para não esquecer depois.

HubSpot – Muitos recursos em um único plugin

Não apenas um plugin de formulário, como também indicado para estratégias mais robustas de marketing. Fora isso, é uma boa saída para quem busca mais organização nos atendimentos. Mas como? Bem, o HubSpot proporciona a segmentação dos seus contatos através de listas.

Além disso, você também tem acesso a um painel de geração de leads, com ferramentas bem legais. Tais como pop-ups, formulários de intenção, slide-ins, além de relatórios com análises integradas que permitem analisar melhor as páginas do seu site e resultados gerais.

Por último, é grátis e oferece ótimos resultados na integração com vários tipos de CRM.

CONCLUSÃO

Claro que o formulário de contato não é a única maneira de manter o relacionamento com seus usuários, mas é o mais indicado para a captação de novos clientes. Por fim, ao usar em conjunto com outras ferramentas, você melhora os seus atendimentos e demonstra profissionalismo e preparo.

E então, o que você achou das dicas? Já conhece algum desses plugins? Conte tudo aqui nos comentários.

 

 

 

 

Beatriz Duarte

Beatriz Duarte

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