siterapido

Como deixar meu site mais rápido? Dicas de otimização

Ainda que o conteúdo do seu site seja muito bom, se ele for lento, ninguém ficará esperando pelo carregamento e abertura do seu conteúdo. E qual o resultado? Bem, abandonarão seu site antes mesmo de realizar qualquer tipo de leitura.  Óbvio que não é isso que você quer, não é mesmo?

E sim, é verdade que ninguém cria um site para ser lento, no entanto, isso acontece com muito mais frequência do que você imagina. Assim sendo, é necessário entender que existem vários fatores que interferem na velocidade de carregamento do seu site, pois somente com esse conhecimento é possível evitar e até mesmo prevenir esse tipo de problema.

A velocidade faz diferença para o usuário?

Com certeza absoluta, afinal, a internet é o lugar do imediatismo. As pessoas querem tudo na hora e não estão dispostas a esperar. Além disso, se você não pode oferecer a informação de maneira rápida, aposto que seu concorrente pode.

Como se não bastasse, os principais buscadores penalizam sites lentos.

Oi? Sim, é isso mesmo que você leu.

Sites lentos não costumam aparecer nos primeiros resultados de busca pelo simples fato de que o Google, por exemplo, não quer oferecer uma experiência ruim para seus usuários.

Por fim, uma pesquisa realizada pela Kiss Metrics mostou que 40% dos usuários abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar as informações.  E para piorar, conforme o tempo de carregamento aumenta, a taxa de abandono também cresce. Conseguiu entender agora a importância de ter um site rápido, né?

Mas afinal, qual o tempo de carregamento ideal?

Apesar de muitas pesquisas terem sido realizadas a verdade que quanto menor o tempo de carregamento, melhor. Recomenda-se que o tempo de carregamento seja inferir a 2 segundos. Em outras palavras, não tem para onde correr, pois a otimização do seu site é praticamente obrigatória nos dias atuais.

Bom, agora que já vimos que a velocidade do site impacta na sua posição nos resultados de busca, bem como na experiência dos visitantes, que tal aprender a identificar onde estão os principais problemas?

1 – Teste a velocidade de suas páginas

Existem dezenas de ferramentas gratuitas para testar o tempo de carregamento de uma página. Também é possível obter um relatório dos principais problemas, além de algumas dicas para realizar melhorias.

As melhores ferramentas para essa tarefa possuem algumas diferenças entre si, mas de forma geral, costumam oferecer as mesmas funcionalidades. Com isso, recomendamos uma das mais confiáveis, a do Google.

Google Page Speed ​​Insights

O PageSpeed Insights é fácil, rápido e vai direto ao ponto. Basta acessar e inserir o link de uma página. As análises são divididas entre Mobile e Desktop e a pontuação recomendada está entre 90 e 100.

Além da melhoria recomendada, você também pode conferir uma prévia de como aplicá-la. A melhoria recebe uma classificação por grau de prioridade com cores diferentes que ajudam na interpretação dos dados.

A cor vermelha indica os pontos críticos e que precisam ser imediatamente corrigidos. A cor amarela são pontos que devem ser trabalhados, mas que podem esperar um pouco e o verde é tudo aquilo que está OK.

analise_google_speed

 

Na foto acima está a análise do nosso site, o hostmach.com.br. Veja que temos 2 pontos na cor amarelo (indicados pelo quadrado que antecede a informação). Por fim, não há nenhuma sugestão de melhoria em vermelho e todas as outras estão na cor verde.

Viu só como é fácil interpretar os dados com o uso do PageSpeed Insights? Então faça sua análise, pois é totalmente gratuito.

Outros pontos importantes para deixar seu site rápido

Para quem usa WordPress

Para sites em WordPress, várias melhorias estão relacionadas ao uso de plugins. Então para evitar problemas maiores use sempre apenas 1 único plugin para cada necessidade e os mantenha atualizados.  O uso de vários plugins que fazem a mesma coisa deixam o seu site mais pesado, além dos conflitos entre si, causando erros e lentidão. Fora isso, não se esqueça da importância de gerar backups sempre que for realizar alterações.

Por fim, diminua o número de redirecionamentos. Para gerenciar os redirecionamentos internos, você pode contar com plugins como Yoast SEO e SEO Redirection.

Para todos os tipos de sites

Otimize as imagens para deixar seu site rápido

Um dos pontos que mais contribui para lentidão nos sites é a falta de cuidado com as imagens. Não apenas o formato faz diferença, como também o tamanho e até a quantidade.

Caso você tenha editado suas imagens em programas de edição, você precisa usar a função “Exportar para Web”, pois dessa forma você consegue salvar o arquivo já otimizado. Se você salvar da forma comum, sua imagem ficará muito pesada, e consequentemente isso vai refletir de forma negativa no tempo de abertura do seu site.

Caso o programa ou aplicativo que você esteja usando para editar suas imagens não tenha essa opção, saiba que existem vários apps gratuitos com essa finalidade, em que você consegue otimizar uma série de imagens de uma só vez.

E a quantidade de imagens? Por que é importante diminuir?

Em primeiro lugar saiba que cada imagem diferente que você adiciona à sua página gera uma nova requisição. Se você colocar 20 imagens, você irá gerar 20 requisições e assim por diante… Por conta disso é essencial usar imagens somente quando elas forem relevantes. Do ponto de vista do SEO, ou até mesmo estético, mantenha apenas 1 imagem de capa, e mesmo assim certifique-se de que ela esteja otimizada.

Agora que você já entendeu a importância do tratamento de imagens, então vamos conhecer outro ponto importante.

Seu site fica mais rápido em uma hospedagem com servidores no Brasil

Outro ponto que faz diferença no tempo de carregamento do seu site é o local onde ele está hospedado. Sites hospedados em servidores brasileiros oferecem desempenho melhor.

A principal vantagem de ter seu site hospedado no Brasil é a menor latência, ou seja, menor tempo de resposta na comunicação entre a requisição de abrir o site e o tempo de resposta. O menor tempo de resposta evidencia-se pela menor distância geográfica entre os usuários e a infraestrutura.

Agora que você já sabe isso, não se esqueça de conhecer nossos planos Premium que oferecem mais recursos e menos sites, proporcionando a melhor performance e estabilidade do mercado. Quer saber mais? Então clique aqui.

Habilite o cache do navegador

Quando você acessa um site, o seu conteúdo é armazenado de forma temporária no seu computador, celular ou tablet do até que você saia do site. É possível que os navegadores mantenham esses arquivos salvos. Caso você acesse esse site novamente, por meio do mesmo computador, celular ou tablet, o conteúdo abrirá mais rápido, pois os arquivos já estão salvos no cache.

Como habilitar o cache de navegador?

Antes de mais nada, não se esqueça de salvar a versão original do arquivo como backup, ok? Assim você previne problemas maiores caso algo não saia como planejado.

Para habilitar o cache de navegador de seu site, procure o arquivo .htaccess na raiz do domínio. Basta acessar a pasta do seu site via gerenciador de arquivos do CPanel ou por FTP e buscar o arquivo chamado .htaccess, . Feito isso, cole o código abaixo na ultima linha e salve.

<IfModule mod_expires.c>
ExpiresActive On
ExpiresByType image/jpg “access plus 1 year”
ExpiresByType image/jpeg “access plus 1 year”
ExpiresByType image/gif “access plus 1 year”
ExpiresByType image/png “access plus 1 year”
ExpiresByType text/css “access plus 1 month”
ExpiresByType application/pdf “access plus 1 month”
ExpiresByType text/x-javascript “access plus 1 month”
ExpiresByType application/x-shockwave-flash “access plus 1 month”
ExpiresByType image/x-icon “access plus 1 year”
ExpiresByType application/javascript “access plus 1 month”
ExpiresDefault “access plus 2 days”
</IfModule>

Se o seu site é em WordPress, existem alguns tipos de plugins que fazem isso para você. Um dos mais populares é o W3 Total Cache, disponível na loja de aplicativos do WordPress.

Conclusão

O visual do seu site é importante, mas isso não é tudo, pois é indispensável que ele esteja otimizado e preferencialmente hospedado em servidores brasileiros.

Lembre-se ainda de que este artigo é apenas a junção de algumas ações, mas que existem muitas outras coisas que podem ser realizadas a fim de deixar seu site rápido e mais leve. O ideal é sempre contar com o auxílio de ferramentas de testes e diagnósticos e traçar um cronograma de melhorias, priorizando as mais importantes.

E então,? Gostou das nossas dicas? Tem algo mais que gostaria de acrescentar? Pois então comente aqui embaixo.

wordpress-mensagens-formulario

4 plugins para formulário de contato no WordPress

O formulário de contato é uma das partes mais importantes de um site, afinal, é um canal de comunicação fácil e que pode lhe ajudar a fechar muitos negócios. Embora hoje em dia o Whatsapp também seja utilizado, o formulário de contato continua tendo sua importância, principalmente para solicitação de orçamentos e formalização de atendimentos.

E qual o jeito mais fácil de colocar um formulário de contato no seu site? Com certeza através de um plugin WordPress. Além de customizáveis, os seus usuários conseguem enviar uma mensagem de e-mail de forma simples e muito rápida.

Quais as vantagens de usar plugins de formulário de contato?

Acompanhe a seguir:

  • Altamente personalizáveis – Você cria campos de preenchimento de acordo com sua necessidade.
  • Instalação fácil e rápida, ou seja, nada de perder dias com esse tipo de implantação.
  • Eficientes na prevenção de SPAM – Previnem o recebimento de spam, além de acabarem com a necessidade de divulgação dos seus e-mails profissionais.
  • Design e layout modernos – Existem centenas de layouts com design criativos, modernos e intuitivos.
  • Responsivos – Abrem sem erro em celulares, tablets e outros dispositivos.
  • Comunicação limpa e rápida, além de leves e práticos.

Quais os melhores plugins de formulário de contato?

Confira a seguir 6 boas ideias de plugins de formulário de contato para seu site WordPress.

1. Contact Form 7 – Mais de 5 milhões de instalações ativas (e é grátis).

O Contact Form 7 é um formulário de contato muito popular e com ótima reputação na web. É indicado especialmente para blogs e pequenos negócios que buscam formulários básicos, porém eficientes. E o melhor de tudo é que mesmo sendo um plugin gratuito, o suporte é excelente, pois inclui FAQ, documentação, fórum próprio e um site todinho cheio de informações. Com tanta informação disponível, é difícil não encontrar a resposta para suas dúvidas, né?

Já em relação aos recursos, não há limitação no número de formulários e é possível utilizar vários tipos de campos de preenchimento, de acordo com sua necessidade. A implementação do formulário é muito simples e você também pode usar em qualquer lugar através de shortcodes. Por fim, ainda é possível incluir o e-mail de sua preferência para receber as mensagens de seus clientes, que ajuda a manter a organização.

1. Gravity Forms – Completo e Eficiente

Apesar de não ser gratuito, é uma boa escolha para quem busca um formulário de contato leve, mas que ao mesmo tempo, é completo e eficiente. O Gravity Forms suporta vários tipos de ações, como por exemplo, upload de arquivos e formulários de várias páginas, ideal para assuntos bem específicos que exigem a coleta de mais informações.

São mais de 30 campos de preenchimento nos formulários que, vale dizer, incluem lógica condicional embutida. Suporta notificações por e-mail, além da possibilidade de realizar cálculos avançados baseados nos envios dos usuários.

Caso você tenha dúvidas ou dificuldades, o suporte deles inclui um sistema de tickets de atendimento, além de uma página de FAQ, com as perguntas mais frequentes. Fora isso, há toda documentação e tradução em diversos idiomas.

2. Ninja Forms – Gratuito ou Premium

Se você não está podendo gastar com o formulário de contato, então essa pode ser uma ótima alternativa. O Ninja Forms possui uma versão grátis que apesar de básica, costuma atingir a expectativa dos seus usuários. Com mais de 1 milhão de instalações ativas, os números falam por si só.

O plugin, na versão grátis, conta com uma interface intuitiva para que o usuário possa desenvolver seu próprio formulário. Vale dizer que o processo é super simples e que não exige nenhum tipo de conhecimento técnico. Não há limitações no número de campos que podem ser criados, nem tampouco na quantidade de e-mails que você pode receber.

Caso você opte pela versão paga, você terá acesso a muitos recursos adicionais, incluindo modelos de layout, além de suporte ao cliente e várias outras vantagens. Também é possível comprar alguns recursos de forma avulsa ao invés de fazer a assinatura. A decisão varia de acordo com a necessidade de cada um.

Também permite o upload de arquivos e, por fim, você pode integrar os seus formulários com muitos serviços valiosos, tais como MaiChimp ou até mesmo receber pagamentos via Paypal. Super legal e útil, né? Então já anote essa dica para não esquecer depois.

HubSpot – Muitos recursos em um único plugin

Não apenas um plugin de formulário, como também indicado para estratégias mais robustas de marketing. Fora isso, é uma boa saída para quem busca mais organização nos atendimentos. Mas como? Bem, o HubSpot proporciona a segmentação dos seus contatos através de listas.

Além disso, você também tem acesso a um painel de geração de leads, com ferramentas bem legais. Tais como pop-ups, formulários de intenção, slide-ins, além de relatórios com análises integradas que permitem analisar melhor as páginas do seu site e resultados gerais.

Por último, é grátis e oferece ótimos resultados na integração com vários tipos de CRM.

CONCLUSÃO

Claro que o formulário de contato não é a única maneira de manter o relacionamento com seus usuários, mas é o mais indicado para a captação de novos clientes. Por fim, ao usar em conjunto com outras ferramentas, você melhora os seus atendimentos e demonstra profissionalismo e preparo.

E então, o que você achou das dicas? Já conhece algum desses plugins? Conte tudo aqui nos comentários.