criador de sites fácil barato

Criador de sites barato: A solução ideal para começar um negócio!

Um Criador de Sites barato e intuitivo é sinônimo de  mais facilidade, praticidade e qualidade, e é a melhor opção para você que deseja colocar seu negócio na Internet!

A Criação de Sites sempre foi vista com maus olhos por parte da grande maioria das pessoas. Afinal, todo e qualquer processo digital sempre foi acompanhado de uma dificuldade ímpar.

Entretanto, nos últimos anos esse cenário até então estabelecido tem sido completamente sobrepujado pelas novas tecnologias e pelas facilidades do mundo moderno.

Sendo assim, o que outrora era algo de extrema complexidade se tornou algo simples e acessível para todas as pessoas, muito por causa dos Criadores de Sites.

De fato, hoje irei te explicar um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta que tem a capacidade de facilitar a vida de qualquer empreendedor.

Está preparado para aprender mais?

Então confira!

O que é um Criador de Sites?

Criador de Sites

O Criador de Sites pode ser conceituado como uma ferramenta que possui a capacidade de ajudar qualquer pessoa a criar um site, mesmo que esta não possua o conhecimento técnico necessário para isso.

Algo assim vai totalmente na contramão do que se pregava nos últimos anos, onde geralmente se contratava um programador que cobraria uma quantia extremamente elevada e levaria um bom tempo para finalizar o seu site.

Nos dias atuais, tudo o que você precisa fazer é contratar a ferramenta de Criação de Sites para que todo o trabalho seja feito muito mais facilmente e por um custo completamente irrisório.

Para quem um Construtor de Sites é indicado?

De modo geral, os Construtores de Sites foram criados para facilitar a vida das pessoas que não possuíam o conhecimento técnico para estruturar um Website.

Dessa forma, pode-se dizer que este é o público ao qual o uso da ferramenta é mais indicado.

Porém, devido a sua ótima funcionalidade, custos baixos e capacidade de gerar resultados extraordinários, muitas pessoas com certo grau de conhecimento estão também optando por ele.

Afinal de contas, estamos falando de algo que é muito mais prático, barato e pode gerar os mesmos resultados que um site feito de forma “convencional” – em menos tempo.

Como funciona um Criador de Sites?

Ao trabalhar com um Criador de Sites barato e fácil você encontrará diversas opções de personalização para que seu site fique do jeitinho que você quer.

O funcionamento do Criador de Sites é relativamente simples, assim como toda a sua estrutura.

Em síntese, essa ferramenta utiliza códigos pré-estabelecidos e uma estrutura já organizada para oferecer a você a oportunidade de montar o seu próprio site, tirando a necessidade de que o usuário disponha de conhecimentos técnicos.

Isto é, você irá começar a criar a sua estrutura sobre uma estrutura base já estabelecida.

Isso facilitará todo o processo e o tornará incrivelmente rápido.

Além disso, como a grande maioria das coisas já está automatizada e os códigos já estão definidos, não é necessário fazer nenhuma alteração significativa.

Ou seja, tudo o que você vai precisar fazer é acertar os mínimos detalhes para então colocar o seu site no ar.

Desmistificando o Processo de Criação de Sites

Embora não exista uma grande complexidade no processo de criação de sites, ainda é possível perceber que a maioria das pessoas possui um grande dificuldade para entender do assunto.

Até porque – querendo ou não – são poucas as pessoas que realmente entendem desse tipo de coisa.

É provável que este seja o seu caso, e você ainda está cheio de dúvidas, não é mesmo?

Mas fique tranquilo, pois tudo lhe será explicado a seguir, onde mostrarei de forma mais prática e simplificada como funciona o processo de criação de um site através de um criador de sites barato e fácil.

Veja:

Escolha de Templates

O primeiro passo para Criar o seu Site é fazer a Escolha do Template.

Lembre-se de que isso obviamente só é possível depois que você contrata uma das ferramentas especializadas nesse tipo de criação.

Bem….. seja como for, saiba que a escolha de um Template é algo que irá impactar significativamente em todos os seus resultados futuros com o site.

Justamente por esse motivo é preciso entender perfeitamente o que se está fazendo, entendendo dois pontos fundamentais:

  • O que é um Template?
  • Como escolher um Template?

O que é um Template?

De fato, um Template é uma página pré-configurada que está sujeita a alterações futuras.

Cada item de um Template é editável e pode ser organizado da maneira que mais faça sentido para você.

Essa estrutura é fornecida para que você possa fazer as devidas alterações de maneira mais fácil e prática, e para que não haja a necessidade de criar uma estrutura desde o Zero.

Como escolher um Template?

Fazer a escolha de um Template geralmente é muito complicado, pois você estará em frente a uma grande variedade de opções, onde a indecisão provavelmente reinará em sua cabeça.

Para que isso não aconteça, o ideal é pautar a escolha do seu Template através de diretrizes fixas e pré-estabelecidas, que estejam de acordo com as boas práticas do mundo online.

Entre os principais fatores que devem ser levados em conta para a Escolha de um WebTemplate estão:

  • A natureza e o estilo do seu projeto;
  • Nível de customização;
  • Adequação ao SEO;
  • Tema responsivo;
  • Velocidade de atualização do Template.

Se você levar tudo isso em conta na hora de escolher seu Template, tenho a mais absoluta certeza de que fará uma ótima escolha.

Personalização do Site

O Segundo elemento do processo de criação de um site é justamente a sua personalização.

Afinal de contas, você já escolheu o seu template e agora precisa adequá-lo perfeitamente a suas necessidades.

A personalização de um site é um processo muito delicado, pois determinadas mudanças podem influenciar muito o seu resultado, por possuírem a capacidade de satisfazerem os visitantes ou não.

Infelizmente para você , não existem muitas regras “pré-estabelecidas” que regem o universo da personalização.

Em outras palavras, não espere meia dúzia de conselhos sobre como fazer isso, até porque, utilizar um modelo fixo de personalização apenas tiraria o charme do seu site e mataria sua criatividade.

Contudo, acredito que seja de grande valia lhe passar algumas orientações básicas em relação a Personalização do seu Site, que poderão ao menos lhe dar uma direção a seguir.

São elas:

  • Crie novas páginas;
  • Adicione novas funcionalidades;
  • Utilize os Widgets e Plugins que você deseja;
  • Teste novos elementos e analise quais são os resultados através das métricas.

E lembre-se sempre:

A aparência do seu site não deve estar atrelada ao seu gosto pessoal, mas sim ao gosto do seu público.

Se conseguir deixá-lo ao gosto de quem lhe acompanha, a tendência será de que o número de pessoas acessando o seu site aumente exponencialmente.

 

criador de sites, e-mail profissional e hospedagem de sites

criador de sites, e-mail profissional e hospedagem de sites

O que levar em conta na hora de criar um Site

Existem vários fatores que podem e devem ser levados em conta na hora de criar um Site, principalmente para que você consiga fazer isso da maneira certa.

Caso os ignore e tente criar um site de qualquer forma, existe uma grande probabilidade de que você venha a se estressar muito no futuro por conta de fatores como:

  • Baixa personalização do site;
  • Falta de segurança do Criador do Site;
  • Problemas em geral.

E convenhamos, ninguém quer sofrer esse tipo de estresse com o seu próprio Website.

Portanto, é realmente necessário entender o que é verdadeiramente precisa ser analisado no momento da criação de um site.

De fato, são tantos fatores que se tornaria impossível falar sobre todos e até mesmo se adequar a eles.

Em virtude disso, acabei selecionando alguns dos elementos que acredito serem essenciais nesse processo, pois assim você irá ter que se ater apenas ao que é fundamental.

Ao segui-los você estará garantido que o seu site poderá obter o máximo de performance sem que haja incomodações desnecessárias.

Agora, veja o que deve levar em conta na hora de criar um site:

O template deve ser responsivo

De acordo com um estudo, 55% das pesquisas realizadas no Google são feitas por Smartphones.

Isto que dizer que o seu site precisa estar totalmente preparado para receber visitas desse tipo de aparelho, sendo completamente adaptável ao acesso mobile.

Na verdade, isso é importante pois caso o visitante entre no seu site e se depare com algo desconfigurado e incapaz de se adequar ao seu aparelho, ele certamente irá fechar o seu site.

Caso o seu site seja fechado repetidas vezes por conta disso, é provável que os Bots do Google percebam tal ocorrência e passem a rebaixar a qualidade do seu site, afetando diretamente o seu posicionamento orgânico dentro do Google.

Para que isso não aconteça, busque sempre Templates que tenham uma natureza totalmente responsiva, ou seja, que sejam capazes de adequar o conteúdo a tela de um Smartphone.

Banco de Imagens

É interessante pesquisar e verificar se o Criador de Sites que você irá utilizar oferece algum Banco de Imagens para que você possa utilizar.

A primeira vista pode ser algo bobo – mas acredite – faz muita diferença na qualidade do seu site.

Claro, você pode ignorar isso e utilizar imagens provenientes do Google e que sejam liberadas para compartilhamento e utilização, mas nem de longe sua qualidade será equivalemente a um Banco de Imagens Profissional.

Então, tente achar algum Construtor que tenha essa característica.

Funcionalidades do Criador de Sites

Com intuito de entender melhor o Criador de sites, faça uma análise detalhada de todas as funcionalidades que ele oferece para você.

Nesse caso específico, quanto mais melhor.

Uma vez que perceba a existência de poucas funcionalidades não hesite em procurar outro Criador que lhe ofereça melhores condições.

Funcionamento Intuitivo do Criador de Sites

É preciso buscar sempre um Construtor de Sites que tenha um funcionamento intuitivo.

Dessa forma será possível utilizá-lo mais facilmente e aprender mais sobre ele conforme você o usa.

Adequação ao SEO do Criador de Sites

SEO ou Search Engine Optimization ( Otimização para Mecanismos de Buscas) é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento do seu Site para as pesquisas orgânicas realizadas no Google.

O SEO pode ser dividido em 2 partes:

  • SEO On Page;
  • SEO Off Page.

O Template e o Criador de Sites que você for utilizar irão impactar diretamente o SEO On Page, pois ele está relacionado a tudo aquilo que envolve sua página online, como por exemplo:

  • Velocidade de carregamento;
  • Segurança;
  • Capacidade responsiva.

Então, antes de contratar um determinado serviço faça uma avaliação e descubra se o Criador de Sites está adequado a essas boas práticas de SEO.

Vale a pena usar um Criador de Sites barato ou grátis?

Seria hipocrisia da nossa parte não mencionar aqui a existência de opções gratuitas no mercado da Construção de Sites.

Entretanto, é preciso que você saiba que a gratuidade oferecida por algumas plataformas carrega consigo uma lista de vantagens e desvantagens.

Para que você possa ter uma visão mais holística, irei citar todas elas e deixarei que você mesmo tire suas conclusões sobre a validade dessa escolha baseado em fatos concretos.

Veja:

Vantagens

  • Gratuidade;
  • Facilidade de criação.

Desvantagens

  • Limitação de algumas opções dentro do site;

Vantagens de usar um criador de sites barato

Depois de tudo aquilo que já vimos até aqui, acredito que você esteja entendo o quão bom um Criador de Sites barato pode ser, não é mesmo?

Mas ainda é preciso abordar de forma mais específica a necessidade de construir um site para o seu negócio.

Antes de mais nada, me diga, você realmente sabe porque deveria fazer isso?

Infelizmente muitos empreendedores se pautam por opiniões de terceiros e outros elementos para determinar se necessitam de um Website ou não.

Seguir essa mesma linha de pensamento é muito prejudicial para o seu negócio devido a incapacidade de se visualizar a existência de uma real necessidade de abertura de site.

Para que você não tenha esse problema, irei te mostrar os principais benefícios que você terá ao criar um site para o seu negócio.

Veja:

Seu Negócio será achado mais facilmente

O seu negócio não apenas irá ser achado com muito mais facilidade como também terá resultados mais constantes uma vez que ele esteja presente na Internet.

Na verdade, uma simples busca realizada no Google já poderá apresentar o seu negócio como uma das opções disponíveis no mercado.

Os consumidores terão mais confiança em você

Por consequência da existência do seu Website os consumidores irão confiar mais em você. 

Esse é um processo totalmente natural.

Para compreendê-lo melhor, se coloque na posição de um consumidor que não consegue encontrar a sua empresa Online.

Ele automaticamente vai achar isso muito estranho e por consequência vai optar por um concorrente seu que já está totalmente online e a disposição dele.

É barato em relação a Propaganda Tradicional

Gastar dinheiro com propaganda tradicional é algo muito caro e que pode ser completamente ineficiente para o seu negócio.

Claro, seus esforços online também podem ser ineficientes até que você pegue o jeito, mas a grande vantagem é que não será preciso gastar rios de dinheiro nesse processo de aprendizado.

Aumento do número de clientes

Uma empresa que possua um site irá naturalmente ter um número maior de clientes, afinal, ela será encontrada com mais facilidade e poderá estabelecer uma comunicação mais direcionada.

Sobretudo, em pouco tempo será possível estruturar um novo canal de vendas baseado apenas no meio online!

Com mais vendas acontecendo você terá um fluxo de caixa constante que lhe permitirá fazer novos investimentos e alavancar o crescimento do seu negócio!

Redução de custos

Vamos fazer uma rápida análise de dois dos custos “Imperceptíveis” que o seu negócio possui atualmente, ok?

  • CAC – Custo de Aquisição de Cliente;
  • SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.

Ambos custos podem ser completamente eliminados caso você invista em um Site Online.

Através deste, você pode adquirir novos clientes com uma facilidade muito maior, além de poder criar uma página de SAC contendo todas as perguntas frequentes dos clientes.

Claro, estes foram apenas dois exemplos básicos de como um Site pode reduzir seus custos, mas tenha consciência de que muito mais pode ser feito caso você deseje.

Melhora o relacionamento com os clientes

Através de um site você poderá se relacionar de uma maneira mais direta com seus clientes, e isso fará com que eles tenham um “Lifetime Value” (Vida Útil enquanto clientes) mais longo.

Ou seja, eles serão seus clientes por mais tempo devido ao relacionamento criado e isso trará mais dinheiro para o seu caixa.

Além disso, esse relacionamento pode acabar gerando indicações de novos negócios!

Benefícios de utilizar um Criador de Sites

Estamos quase chegando no fim do nosso conteúdo de hoje, mas não poderíamos deixar passar a oportunidade de te mostrar os benefícios reais de utilizar um Criador de Sites.

É importante frizar este ponto para que você realmente possa entender o quão benéfico isso pode ser para você e para o seu negócio.

Veja quais são os principais benefícios:

Não é necessário ter conhecimento técnico

De maneira idêntica ao que foi dito anteriormente, não existe a mínima necessidade de ter conhecimento especializado na construção de sites.

Tudo será automatizado e sua única função será utilizar o sistema pronto para deixar o site com a sua cara.

Maior facilidade para montar seu Site

Usar um Criador de Sites permitirá que você tenha uma facilidade maior para montar o seu site e deixá-lo completamente estruturado visto que essa é a razão de existir dessa ferramenta.

Investimento baixo

Não será necessário fazer um grande investimento para montar seu site através de um Construtor, e isso fará com que você fique com mais dinheiro no seu bolso.

Mais dinheiro no seu bolso representa a possibilidade de fazer mais investimentos no seu negócio, o que representa um excelente custo de oportunidade.

Criador de Sites: Melhor opção

Visto que estamos chegando ao fim, gostaria de mostrar para você qual a melhor opção de Criador de Sites barato disponíveis no mercado.

Weebly – Hosting Machine

Ao contratar uma de nossas hospedagens você terá acesso a ferramenta Weebly, que te ajudará a construir o seu próprio site gratuitamente!

De fato, em pouquíssimos passos você será capaz de criar seu próprio site com uma qualidade acima da média posto que o nosso sistema serve para qualquer finalidade, seja ela:

  • Sites para empresas;
  • Lojas e restaurantes;
  • Sites pessoais;
  • Portfólios;
  • Eventos;
  • Blogs;
  • E muito mais.

Sem dúvida, também existem algumas vantagens específicas de utilizar o Weebly com sua Hospedagem Hosting Machine:

  • Integração total com a hospedagem;
  • Centenas de Sites para uso;
  • Site responsivo;
  • Banco de Imagens de altíssima qualidade;
  • Design diferente para cada domínio sem custo adicional;
  • Editor Intuitivo ( Arrasta e Solta);
  • SEO Avançado;
  • Possibilidade de adicionar suas próprias imagens;

Ficou interessado pelos nossos serviços?

De fato, tudo aquilo que você precisa fazer é clicar aqui agora mesmo e contratar a sua hospedagem para que assim possa ter acesso ao criador de sites, além de outros recursos muito interessantes.

Com o nosso Test Drive você pagará apenas R$9,99 por 3 meses de uso!

Corra, pois essa oportunidade é simplesmente imperdível!

Para contratar nosso Test Drive, clique aqui!

Conclusão

Em suma, grande objetivo deste conteúdo foi te mostrar tudo aquilo que você precisa saber sobre o mundo da criação de sites.

Agora você finalmente entende cada um dos aspectos que envolvem o processo de criação e com toda a certeza pode ter uma visão muito mais abrangente sobre o assunto.

Além disso, caso queira, sugerimos que confira outros dos nossos posts.

De qualquer forma – caso sinta a necessidade de esclarecer alguma dúvida – deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até mais!

 

Redes Sociais saiba como usá-las para impulsionar os seus resultados!

Redes Sociais: saiba como usá-las para impulsionar os seus resultados!

As Redes Sociais têm sido utilizadas de forma massiva já há algum tempo. As pessoas têm usado as mais diversas plataformas para compartilhar situações e apresentar um pouco das próprias vidas. Por conta disso, essas redes se tornaram um ambiente digital no qual milhões de pessoas interagem todos os dias.

E, claro, por conta do grande número de pessoas nessas redes, o grande número de empresas marcando presença nelas não é nada surpreendente. Afinal, as empresas devem ir até os locais em que as pessoas estão, apresentando suas marcas, produtos e serviços e interagindo com seus prováveis clientes.

Aliás, com o apoio das muitas ferramentas presentes nas Redes Sociais, muitas estratégias de marketing podem ser aplicadas. Desse modo, o alcance das ações aumenta de uma forma surreal, chegando a quebrar as limitações físicas. Agir nessas redes se tornou uma obrigação para os negócios emergentes.

Com base em tudo o que foi apresentado, este post irá tratar de lhe mostrar o verdadeiro poder das Redes Sociais, enquanto ferramenta de Marketing. Além disso, ao fim desta leitura, você saberá como atuar nessas redes e utilizá-las em prol das suas estratégias. Sendo assim, não deixe de conferir até o fim.

O Poder das Redes Sociais

Como você já deve saber, as Redes Sociais são plataformas nas quais as pessoas interagem umas com as outras. Essas plataformas costumam ter suas bases em sites, aplicativos e programas. Isto é, elas fazem uso da tecnologia e da internet para alcançar o maior número de pessoas.

Obviamente, é nesse grande alcance que o poder das Redes Sociais é revelado. Em poucos segundos, uma postagem em um Rede Social pode rodar o mundo e chamar a atenção de milhões de pessoas. E sim, são milhões mesmo… na verdade, são bilhões.

Segundo alguns estudos, o número de usuários ativos nas redes sociais é de 3,4 bilhões. Consegue imaginar? 3,4 bilhões de usuários ativos, usando as Redes Sociais todos os dias. Imagine oferecer seus produtos e serviços para um público dessa magnitude… Imagine como seria ter 3,4 bilhões de pessoas que conhecem e respeitam a sua marca… Incrível, não acha?

Certamente, atingir esse número de pessoas não vai ser fácil. Aliás, nem vai ser necessário. Porém, o importante é saber que as pessoas realmente usam as Redes Sociais… e usam bastante. De acordo com as estimativas, cada usuário usa essas redes por 116 minutos (em média) diariamente.

Resumindo, o poder das Redes Sociais se revela no alcance e no grande número de usuários que as utilizam. Ademais, a forma como essas redes foram construídas pode favorecer, e muito, as estratégias de marketing. Vamos saber como?

As Redes Sociais enquanto ferramentas de Marketing

Muito provavelmente, você já fez alguma viagem e passou por um imenso outdoor na beira de uma estrada. Acredite ou não, as empresas pagam por esse tipo de publicidade. Afinal, sempre que você puder fazer a sua marca ser vista, é isso que você deve fazer.

Agora, vamos refletir… é bem possível que a empresa que contratou o tal outdoor resolveu colocar sua propaganda na estrada por conta do fluxo de pessoas que passam por aquele caminho todos os dias. É uma questão bastante lógica.

Assim sendo, basta trazer o mesmo raciocínio lógico para as Redes Sociais. Você tem “locais” com um enorme fluxo de pessoas e espaços para veicular suas propagandas. Contudo, as possibilidades, no caso dessas redes, são muito maiores.

Nas Redes Sociais, há interação. Sua marca não fica apenas visível, ela conversa com o seu público-alvo. Sua empresa pode oferecer conteúdo, criar engajamento, apresentar promoções, etc. Enfim, como ferramenta de marketing. uma Rede Social tem um potencial absurdo.

O mais interessante é que não se trata de um marketing “frio”, ou seja, a intenção é criar uma relação. E um relacionamento sólido entre empresas e pessoas pode gerar muitos resultados.

Detalhe: sua empresa ainda tem à disposição uma série de recursos que podem aumentar o alcance das ações de uma forma surreal. Isso mesmo! As Redes Sociais são ambientes muito propícios ao marketing. Basta saber como essas redes operam e você já poderá colher resultados muito positivos.

Como fazer uso das Redes Sociais

Agora que você já tem uma noção da força das Redes Sociais, enquanto ferramentas de marketing, podemos falar sobre como o seu negócio pode tomar proveito desse poder.

Nesse caso, o primeiro passo é entender que não existe apenas uma Rede Social. Pelo contrário, são diversas redes. Redes que possuem suas próprias particularidades e ferramentas. Aliás, cada rede possui uma boa parcela do grande número de usuários… veja os números aqui do Brasil:

  • Facebook: 127 milhões de usuários;
  • WhatsApp: 120 milhões de usuários;
  • YouTube: 100 milhões de usuários;
  • Instagram: 65 milhões de usuários;
  • LinkedIn: 45 milhões de usuários;
  • Twitter: 30 milhões de usuários.

Conforme pôde notar, cada Rede Social tem uma quantidade de usuários (geralmente, as pessoas usam mais de uma rede social). Isso quer dizer que uma empresa deve decidir em qual (ou quais) rede(s) atuar.

Essa escolha deve levar em consideração os estudos acerca do público-alvo. A empresa sempre deve estar nos locais em que a maior parte desse público está.

Após definir as “áreas de atuação”, o passo mais importante é a realização de um planejamento. Nesse planejamento, serão definidas as diretrizes para a atuação da empresa nas Redes Sociais.

A Importância do Planejamento

Assim que a empresa define as redes nas quais ela atuará, o ideal é dar início à fase de planejamento. E a importância desse planejamento está intimamente ligada aos objetivos do setor de marketing.

Pense bem: as pessoas vão até as Redes Sociais por lazer, correto? A empresa, não tem esse objetivo. Qual é o objetivo? Bem, tudo depende do seu planejamento. Você pode estar nessas redes apenas para apresentar a sua marca, para impulsionar as vendas, para prestar atendimentos…

Enfim, você pode ter uma série de objetivos. E cada objetivo vai exigir um planejamento diferente. Afinal, o seu setor de marketing precisa ter diretrizes sólidas para poder alcançar as metas propostas.

Nesse sentido, acompanhe abaixo alguns pontos que não podem faltar no seu planejamento…

Defina os seus objetivos…

A eficiência da atuação da sua empresa em uma rede social depende daquilo que você deseja alcançar. Por isso, o primeiro passo é definir os objetivos da sua atuação nessas redes. Nesse caso, você pode:

  • Aumentar a percepção da sua marca;
  • Criar uma lista de contatos;
  • Oferecer suporte;
  • Realizar vendas;
  • Gerar tráfego para algum site.

Os objetivos podem ser muitos. No entanto, o importante nesse ponto é saber que eles são necessários para dar continuidade ao seu plano.

Crie um caminho para alcançar os objetivos propostos…

Com base nos objetivos propostos, o seu planejamento deve conter uma espécie de caminho a ser seguido pelo setor de marketing. Nesse caso, o caminho deve ser bem claro. Isto é, você deve apresentar todas as diretrizes. Por exemplo:

  • Objetivo: gerar tráfego para algum site;
    • Geração de conteúdo atrativo;
    • Criação de Headlines que incitem os cliques;
    • Definir a frequência das postagens.

No exemplo, todas as ações elencadas podem ajudar a alcançar o objetivo. E o seu setor de marketing vai saber exatamente o que deve fazer. Além do mais, ao traçar os objetivos e definir os caminhos a serem seguidos, a otimização dos perfis fica muito mais fácil.

Estabeleça metas…

Ter indicadores de performance é essencial para toda e qualquer estratégia. Sem esses indicadores, fica difícil saber se uma ideia está dando certo ou não.

Nesse sentido, é bom saber que as metas devem ser estabelecidas ainda na fase de planejamento. Isso é muito importante, pois assim, o setor de marketing pode verificar a eficiência de tudo que está sendo feito.

Se o objetivo, seguindo o exemplo acima, for gerar tráfego para um site, as métricas poderiam ser:

  • Conversões;
  • Níveis Interação;
  • Taxas de Rejeição.

Ao analisar esses resultados, muitos ajustes podem ser feitos em prol do alcance dos objetivos. Tudo que acontece na internet pode (e deve) ser avaliado, não se esqueça disso.

Por fim, quando o seu planejamento estiver pronto, vai chegar a hora de agir. Porém, nesse ponto é necessário considerar mais dois aspectos.

Alcance Orgânico e Alcance Pago…

Como cada Rede Social possui uma série de particularidades, falar sobre as ferramentas presentes nelas, de forma individual, seria muito conteúdo a ser escrito. Por isso, vamos abordar a questão do alcance sob duas óticas. Assim, você poderá aplicar os conceitos em qualquer rede social.

Então… como já foi destacado, as Redes Sociais são habitadas por pessoas e empresas. Enquanto as pessoas usam essas plataformas por diversão, as empresas as usam para fins comerciais.

Sabendo disso, muitas Redes Sociais passaram a oferecer soluções para impulsionar o alcance das empresas. Logicamente, esse impulsionamento não é gratuito.

Logo, antes de atuar nas Redes Sociais, é bom saber que a sua atuação poderá ser paga ou gratuita. E é nesse ponto que surgem os conceitos de alcance orgânico e alcance pago.

 

e-mail profissional e hospedagem de sites

E-mail profissional e hospedagem de sites

Alcance Orgânico…

Assim como foi destacado, cada Rede Social possui seu conjunto de particularidades. No Instagram e no Twitter, por exemplo, o uso das Hashtags é muito importante. Com uma boa Hashtag, você pode apresentar a sua postagem para um número enorme de pessoas. E isso, sem pagar qualquer valor para as plataformas citadas.

Esse é um exemplo perfeito para ilustrar a ideia de alcance orgânico. Em suma, esse conceito abarca todas as ações que chegam até as pessoas de uma rede social, sem que você faça uso de ferramentas pagas.

Fazendo bom uso das particularidades de cada rede e criando um conteúdo com “potencial viral”, o alcance orgânico pode ser muito bem aproveitado. Todavia, esse costuma ser o caminho mais longo e trabalhoso.

Alcançar as pessoas de forma orgânica exige uma estratégia muito bem elaborada e muita paciência. Muitas vezes, esse pode não ser o caminho mais adequado para um empresa. E isso nos leva ao alcance pago…

Alcance Pago…

As Redes Sociais costumam apresentar uma boa série de ferramentas para anunciantes. Fazendo uso dessas ferramentas, é possível definir um orçamento e aumentar consideravelmente o alcance das suas ações.

Sim, esse é o caminho mais rápido para o alcance dos seus objetivos. Entretanto, é muito importante dominar perfeitamente as particularidades das ferramentas de anúncios.

Em muitos casos, quando a segmentação não é bem feita, o anunciante acaba desperdiçando valores ao exibir seus anúncios para pessoas que não fazem parte do público-alvo.

Ainda assim, é inegável que as ferramentas de anúncios têm um potencial enorme. Com o Facebook Ads, por exemplo, você pode criar anúncios focados em levar o usuário a executar uma ação específica e benéfica para o seu negócio.

De modo geral, as ferramentas de anúncios alugam para você as informações acerca dos usuários e o poder dos algoritmos. Dessa maneira, você pode cruzar uma série de dados e veicular os seus anúncios apenas para as pessoas que possuem as maiores chances de executar as ações que você deseja.

Em síntese, é com essas ferramentas que o seu Marketing nas Redes Sociais pode se tornar uma poderosa arma de divulgação. Novamente, é imperativo saber muito bem como cada ferramenta funciona ou os custos podem lhe surpreender.

Conteúdo e Interação

Seja para o alcance pago ou para o alcance orgânico, criar conteúdo e interagir com o público-alvo é essencial. Lembre-se que, antes de tudo, as Redes Sociais são, para os usuários comuns, um ambiente de lazer. Isto é, ninguém gosta de navegar pelo feed e ser interrompido por um comercial mal colocado.

As ações de marketing nessas redes devem ser sutis. O ideal é fazer com que os seus anúncios agreguem valor antes de apresentar a chamada para a ação.

Além disso, a empresa não pode ter um perfil corporativo que age com frieza. Pelo contrário, é necessário ajustar o tom ao público-alvo e realmente dialogar com ele. A interação é o objetivo principal de uma Rede Social… e os usuários desejam por isso.

Assim sendo, quando for criar o seu planejamento, dê atenção especial ao seu conteúdo e às diretrizes para a interação com as pessoas. Dessa maneira, você irá abrir as portas para a criação de relacionamentos.

E não se esqueça: a interação é um diálogo, não um monólogo. Logo, veicule as suas mensagens, mas mantenha os radares ligados para aquilo que o seu público-alvo tem a dizer. Responda aos comentários, preste suporte, aproxime-se.

Certamente, usar esse tipo de raciocínio em sua atuação nas redes sociais irá gerar resultados muito positivos. Pode apostar.

Mas nem tudo são flores… as Redes Sociais não são Suas!

Bem, se você chegou até este ponto, já tem todo o conhecimento que precisa para começar a atuar (de forma eficiente) nas Redes Sociais. Todavia, é muito importante ter uma noção clara de que essas redes não pertencem a você.

Veja bem: você vai até uma rede social, faz o seu cadastro, cria uma página e começa a atuar nos “seus perfis”. Esse é o caminho natural para agir em qualquer rede social.

No entanto, ao realizar todas essas ações, você, em algum momento, terá que aceitar os termos e condições da plataforma escolhida. Isso quer dizer que sua atuação está limitada a uma série de regras. E, sinceramente, é nesse ponto que muitos riscos se escondem.

Imagine a seguinte situação: você dedica tempo, esforço e dinheiro para fazer o seu perfil em uma rede social crescer. Daí, após algum tempo, vamos supor que as regras da rede social passem por uma mudança que inviabiliza a sua atuação. O que é que você faz? Você não pode fazer nada… as Redes Sociais não são suas!

Parece exagero, mas muitas pessoas já tiveram perfis bloqueados do dia para a noite. Sim, esses casos aconteceram e não foram poucos.

Isso, claro, chama a atenção para um ponto: seu negócio é muito valioso para você apostar todas as suas fichas em um ambiente que não lhe pertence. Não à toa, o número de sites e Blogs na internet não para de crescer… “e o que isso tem a ver?”.

Ter um site próprio é essencial

Conforme foi apresentado acima, um perfil em uma rede social não lhe pertence. Sabendo disso, muitas pessoas resolveram não arriscar o futuro dos seus negócios e decidiram criar seus próprios sites. “E por que um site próprio é a melhor escolha?”, você pode perguntar.

Ter um site próprio é criar um endereço para o seu negócio na internet. Nesse endereço, todas as regras são definidas por você. Assim, mesmo que as Redes Sociais passem por alterações que coloquem seus perfis em risco, seu site ainda continuará firme e forte.

E o mais interessante é que ter um site próprio já se tornou algo muito simples hoje em dia. Com uma busca pela internet, você já encontra planos de hospedagem bem acessíveis. Aliás, sem ter que procurar muito, você encontra algumas promoções imperdíveis.

Por exemplo, aqui na HostMach temos a promoção Test-Drive. Nessa promoção, você paga apenas R$ 9,99 e pode experimentar nossa excelente hospedagem por três meses. Não, você não leu errado. Por apenas R$ 9,99 você pode experimentar a nossa hospedagem por três meses.

Detalhe: nesse plano de hospedagem você ainda tem acesso ao criador de sites Weebly. Com essa ferramenta, você vai poder criar o seu site por conta própria e sem dificuldades. Desse modo, você vai poder deixar de depender exclusivamente das Redes Sociais.

Seu Site e as Redes Sociais

Como você já deve ter imaginado, não é preciso abandonar as Redes Sociais após criar o seu site próprio. Pelo contrário, o ideal é atuar nessas duas frentes, promovendo ações integradas, a fim de potencializar os seus resultados.

Para tanto, o ideal é, em seu planejamento, considerar a atuação tanto no site quanto nas Redes Sociais. Durante a elaboração do plano, tente sempre priorizar o seu site e usar os perfis nas redes para potencializar o alcance dele. Como coadjuvantes, os seus perfis poderão ser muito bem aproveitados.

Apesar dessa integração, é bom saber que um site e um perfil em um rede social têm funcionamentos diferentes. Por consequência, você acabará tendo que criar duas estratégias de conteúdo distintas.

No seu site, o ideal é incluir o seu melhor conteúdo sempre. Até mesmo em uma loja virtual, a presença de um Blog pode fazer maravilhas. E não se esqueça também de usar o seu site pra criar listas de contato. Ter milhares de emails à disposição será um ativo muito valioso.

Nos seus perfis das Redes Sociais, foque na interação. Gere um conteúdo capaz de incitar o engajamento, comentários, compartilhamentos… vez ou outra, crie chamadas para o seu Blog. O ideal é usar os perfis para levar pessoas para o seu site. Porém, é bom fazer isso com moderação… ou os algoritmos podem acabar prejudicando o seu alcance orgânico.

Redes Sociais: explore-as com sabedoria!

Chegamos ao fim deste post e, como pôde perceber, as Redes Sociais têm um enorme potencial para ações de Marketing. Com essas redes, é possível veicular suas mensagens para milhões de pessoas, atingindo assim uma série de objetivos, que podem reverberar nos resultados do seu negócio.

Para poder aproveitar todo esse potencial, planejar as suas ações de forma antecipada é essencial. Em primeiro lugar, é necessário conhecer o seu público-alvo. Somente assim será possível definir em quais redes o seu negócio irá atuar.

Depois disso, você deverá traçar os seus objetivos e criar as estratégias que irão deixar o seu negócio mais próximo do sucesso. Nesse sentido, entender o funcionamento de cada rede social é essencial. Isto é, você precisa dominá-las, para poder extrair o melhor de cada uma delas.

Ademais, o cenário ideal é usar os seus perfis como coadjuvantes. Ao ter um site próprio, você poderá ter um controle maior sobre as suas ações e não deixará sua empresa à mercê de regras criadas por terceiros.

Ter um site é algo muito fácil. Como foi citado, basta aproveitar algumas das excelentes promoções disponíveis na internet. Obviamente, o destaque, nesse caso, vai para a promoção Test-Drive, da HostMach. Por apenas R$ 9,99, você poderá testar a nossa hospedagem por três meses e ainda terá acesso ao criador de sites Weebly.

Bem… é isso. Faça bom uso de tudo que você apendeu com este post pois, sem dúvidas, as Redes Sociais serão muito benéficas para o seu negócio.