registro de dominio

Registro de domínio: Como escolher o domínio ideal para meu negócio?

Está em busca de um domínio, mas ainda não sabe se deve optar por um domínio grátis, nacional, internacional ou até mesmo aproveitar as eventuais promoções de domínio?

Esse post então poderá lhe ajudar.

Aqui iremos mostrar algumas opções e dicas, que vão lhe ajudar a entender melhor sobre este assunto.

Vamos lá?

O que é e como funciona o registro de domínios?

O domínio de uma maneira geral seria um nome simples e amigável para que as pessoas possam achar o seu site na internet.

Normalmente os domínios são compostos por um nome e também por uma extensão.

Nesse caso, por exemplo temos:

Nome: Hostmach

Extensão:.com.br

Esse tipo de padrão de formação de domínio foi definido muitos anos atrás, em 1984, mas são utilizados até hoje. Existem algumas categorias dentro dos domínios que são o registro de domínio nacional, registro de domínio internacional e estes abrangem uma variedade imensa de opções, como por exemplo, “.casa”, .”net”, “.sp”, “.pizza”, enfim, a lista é quase inesgotável.

 

– Registro de domínio nacional:

Os domínios nacionais são aqueles que terminados em “br”, por exemplo,. com.br”, “. org.br”, “.net.br” e são certamente os mais utilizados em território brasileiro.

– Registro de domínio internacional:

O registro de domínio internacional são as extensões conhecidas como “.com”, “.net”, “.org”, “.fr”, assim como outros. Usualmente eles são utilizados mais por empresas presentes em outros países, mas, obviamente, isso não é uma regra, e já existem muitas empresas e até mesmo pequenos empreendedores que registram tanto o domínio nacional, quanto o internacional, a fim de aumentarem as chances de serem encontrados, dentre outras vantagens.

– Registro de domínio profissional:

Esses domínios são inteiramente direcionados a profissionais específicos e categorizados por área de atuação como por exemplo, “. adv.br” ou o “. blog.br”, quando falamos em blog e “. edu.br” quando falamos na educação.

A Hosting Machine trabalha com todos estes domínios e sempre oferece promoções incríveis, incluindo o registro de domínios grátis.

Quais são as vantagens de ter um domínio?

Quando você decide criar um site para a sua empresa, o domínio é obrigatoriamente a porta de entrada para o sucesso ou fracasso.

Não por acaso ele lhe dá algumas vantagens que podem ser o diferencial da sua empresa diante dos concorrentes, como por exemplo:

E-mail:

Ter um e-mail personalizado mostra a credibilidade da sua empresa e estabelece profissionalismo. Talvez seja a ponte de confiança que lhe fará conquistar um cliente. Ao contrário de e-mails gratuitos como o @yahoo, @gmail.com entre outros, o e-mail profissional é um tremendo diferencial para qualquer tipo de empresa.

Visibilidade Online:

Definitivamente, tudo o que você busca na internet você consegue encontrar, não é mesmo?

Por essa razão, ter um domínio registrado com o nome da usa empresa ficará ainda mais fácil de você ser encontrado, atraindo muitas pessoas para o seu negócio e aumentando a chance de novas parcerias e ganhos.

Como escolher um bom nome para o seu domínio?

– Domínios disponíveis:

Todo bom domínio deve ser criado a partir das principais premissas que são adotadas pela maioria das empresas, ou seja:

  • Significado do nome;
  • A simplicidade do nome;
  • A disponibilidade desse nome.

Se você já tem uma marca, o mais sensato é que o domínio seja pelo menos o nome da sua marca.

Se você quiser optar por algo alternativo, busque por domínios que tenham alguma relação com o seu produto. Se você possui um negócio local, os domínios terminados com nomes de capitais e cidades podem ser uma estratégia interessante.

Você sabia?

Capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes podem ter suas próprias categorias de domínios .br

Tem mais essa opção:

Outra possibilidade é a utilização de extensões segmentadas por negócio. Se você quer ter uma loja online, por exemplo, voltada para a venda de produtos para animais, a extensão “.pet”, certamente é um diferencial que tem tudo a ver com seu negócio.

Antes de definir o nome, vá nas redes sociais ou no Google buscar termos que as pessoas utilizam e que estejam relacionados à sua marca.

Isso já vai te ajudar e muito. Observe também os seus concorrentes, para se antecipar diante de uma competição sobre os melhores termos para domínio.

É muito importante que você opte sempre por nomes originais, afinal de contas eles demandam um grande impacto, deixando você então acima de muitos concorrentes.

– Pense na divulgação do domínio e na memorização:

Logo, avalie:

  • Simplicidade na hora de falar;
  • Facilidade na hora de escrever;
  • Evite nomes muito compridos, menos é mais.

Imagine se o seu domínio irá cair bem em:

  • Cartão de visitas;
  • Lista de assinatura para e-mail;
  • Anúncios em revistas e outros meios de comunicação;

O ideal é que esse domínio não tenha mais que 15 caracteres.

– Não coloque caracteres especiais:

Tente evitar caracteres especiais no seu domínio.

Esses caracteres especiais são:

  • Pontos;
  • Traços;
  • Underlines;
  • Números

Muitas vezes esses elementos podem confundir a cabeça do usuário e a grande maioria dos sites famosos, sobretudo empresas, não costumam utilizá-los.

Se a sua empresa utiliza a caractere Ç você então terá de modifica-la já que o sistema de domínio não costuma suportar ele, que normalmente deverá ser identificado apenas como C.

 

– Tente evitar ao máximo os erros:

Sabe aquelas escritas que normalmente as pessoas se confundem? Como por exemplo:

  • Viagem por viajem;
  • Concerto por conserto;

É interessante que você pense um pouco antes de utilizá-las, porque elas podem, ao invés de lhe ajudar, lhe prejudicar. Se o usuário chegar a um site inexistente, ele dificilmente irá notar o erro e certamente acabará optando por um concorrente.

Avalie também o singular e plural, pois uma única letra errada poderá levar o seu cliente para um site do concorrente, e isso pode ser fatal para o seu crescimento.

Como registrar o seu domínio?

Para começar, vá até a nossa página de domínios, clicando aqui.

Em seguida, digite o domínio que gostaria para a sua marca. Verifique a disponibilidade.

Essa então será a página que você irá ver em seguida.

Observe que há o nome disponível na frente das opções e o período.

Como você também pode ver, estamos com domínio grátis na compra de um plano de hospedagem e domínios em promoção onde você terá a chance de obter um belo desconto dependendo da extensão preterida.

Em seguida, você deve selecionar uma ou mais opções que sejam de seu interesse.

No meu caso, eu irei optar pela extensão “. com.br”, pois o meu foco inicial é um site focado em território nacional com a pretensão de criar uma extensão a nível internacional, no caso com a extensão “.com”.

Desça ao final da página e você irá encontrar o REGISTRAR AGORA para que você possa concluir seu pedido de registro de domínio.

Após essa página você será guiado a está:

Leia os itens pertinentes e siga em para o PRÓXIMO PASSO.

Na página acima você deverá escolher o tipo de hospedagem que irá querer, ou se você irá optar apenas pelo domínio.

Dê continuidade às etapas de conclusão, incluindo seu cadastro e pronto! O seu pedido de registro de domínio foi finalizado com sucesso!

É interessante ter uma extensão de domínio personalizado?

Surgiu a não muito tempo a ideia de você obter uma extensão de domínio de maneira personalizada, por exemplo, para a sua região.

Mas será que é interessante para a sua empresa esse tipo de extensão?

Acreditamos que sim.

Através dessas extensões você será capaz de aumentar ainda mais a sua visibilidade de maneira regional, além de questões voltadas para SEO, envolvendo o seu segmento e o nome da sua empresa para essa região.

Ou seja, além do seu registro de domínio nacional ou o registro de domínio internacional, aqui você terá o nível regional, o que lhe colocará mais próximo de clientes que podem te encontrar com mais facilidade.

O investimento do registro de domínio e as extensões pode vir a ser um pouco maior dependendo da escolha que você irá fazer e por isso você precisa se atentar a algumas coisas.

Conclusão

Depois desse post tenho certeza que você aprendeu mais sobre domínios e como você pode escolher o seu hoje mesmo. Não deixe de passar pelo nosso site para verificar as opções disponíveis e obter promoções especiais.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que possamos lhe ajudar.

Quer conferir outros conteúdos exclusivos? Acesse aqui e aproveite.

Grande abraço e até o próximo post.